Semana Guignard será aberta hoje
A programação da Semana Guignard deste ano será inteiramente on-line e contará com lives e uma exposição virtual. A partir de hoje e até a próxima quinta-feira, o evento será dedicado a discutir e promover a obra e o universo artístico do mestre modernista Alberto da Veiga Guignard, no canal do Youtube da Secult.
Hoje, às 17h, acontece a live de abertura da 11ª Semana Guignard. O evento contará com a participação do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; do diretor de Museus e superintendente interino de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Alexandre Milagres; do fotógrafo Lucas Godoy, do coletivo Fotógrafos em Ouro Preto; e de Wanalyse Emery, coordenadora do Museu Casa Guignard, que integra os equipamentos culturais da Secult.
Hoje será lançada a exposição virtual “Guignard, Paisagem Memória” em www.paisagemmemoria.com. A exposição tem como enfoque temático a paisagem ouropretana em sua relação temporal. Guignard conheceu Ouro Preto no início da década de 1940, vivendo na região durante seu último ano de vida. O artista criou uma relação de afetividade com a cidade por ele chamada de “amor-inspiração”, fazendo inúmeras representações pictóricas do local, seja em caráter documental, seja através da condição “imaginante”.
Em suas representações, Guignard mediou relações visuais com a cidade, marcando o imaginário coletivo sobre as formas de interpretação da paisagem. Partindo desta condição, a proposta expositiva foi concebida: o olhar ‘guignardiano’, relacionado à memória, tornou-se base para a construção de uma releitura temporal por meio da fotografia.
Para concretizar o projeto expositivo, o Museu Casa Guignard elencou sete paisagens guignardianas de Ouro Preto para serem reinterpretadas por fotógrafos da região, mais especificamente pelo coletivo “Fotógrafos em Ouro Preto”, em meio ao contexto relacional passado-presente. Os registros fotográficos têm como base o olhar de Guignard sobre a paisagem, em uma ressignificação em torno da mesma.
A ideia basilar está na representação das novas dinâmicas urbanas, evidenciando o conjunto de heranças de uma cidade fixada no tempo, via pintura, em uma redescoberta do espaço no presente, em suas intervenções naturais e sociais, via fotografia. A representação de um devir de mudanças, que estão intrinsecamente relacionadas ao tempo, em uma contraposição entre um passado recuperado e um presente reimaginado.
Na próxima terça-feira, às 19h, será realizada uma live com Marcelo Bortoloti no Instagram, mediada por Wanalyse Emery, coordenadora do Museu Casa Guignard. Marcelo Bortoloti é pesquisador da vida e obra de Guignard e lançará o livro Guignard, Anjo Mutilado pela editora Companhia das Letras. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Marcelo Bortoloti é mestre em artes pela Universidade Federal Fluminense; doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e pós-doutorando no Museu de Arte
Para finalizar a 11ª Semana Guignard será realizada, na próxima quinta-feira, às 19h, a live musical com a banda Forró de Booplso no Youtube. Criada em 2016, por estudantes de música da Ufop, a banda percorre a região com shows de muita energia e qualidade musical. Forró de Bolso tem estilo próprio e, em seu repertório, apresenta releituras de músicas tradicionais do forró e de compositores brasileiros. A maior influência para a banda são os gêneros brasileiros.
Ouça a rádio de Minas