Semana da Inconfidência em Conexões une duas cidades

A Semana da Inconfidência em Conexões irá unir Ouro Preto e Tiradentes em torno das artes, gastronomia e de territórios criativos. Deste domingo (14) ao próximo dia 21, moradores e visitantes das duas cidades históricas vão ter uma série de atrações que vão conectá-los com história, raízes culturais, criatividade e o patrimônio artístico do Estado.
O evento, que termina no dia 21 de abril com a tradicional cerimônia na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e Cemig, e tem como parceiros as prefeituras de Ouro Preto e Tiradentes, além da iniciativa privada.
Em Ouro Preto, terra dos Inconfidentes, o público terá a oportunidade de descobrir e se conectar com novos “territórios criativos” da cidade, lugares onde história, arte e cultura se fundem oferecendo inovadoras oportunidades de fruição cultural para moradores e turistas. Uma programação intensa com espetáculos e intervenções artísticas, oficinas, rodas de conhecimento e caminhadas guiadas destacam os bairros de Antônio Dias, Alto das Dores, Alto da Cruz e Padre Faria nesta segunda edição do evento.
Durante as caminhadas guiadas (Walking Tours), serão realizadas abordagens históricas, como no roteiro “Um Retorno às Origens” criado pelo Coletivo Palma Preta, que propõe rotas de Afroturismo conduzindo os visitantes em rotas e lugares inusitados, fora do percurso comumente chamado como Centro Histórico, e que remetem à formação de Ouro Preto. O reconhecimento de novos territórios criativos e seus usos será a tônica do projeto e a programação terá lugar em praças, adros de igrejas, largos, espaços culturais comunitários e escolas, que serão sediarão atividades gratuitas para todos os públicos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Tiradentes
Em Tiradentes, no Campo das Vertentes, uma programação intensa e diversificada também irá movimentar moradores e visitantes da cidade. Na programação, o Festival Mineiridades, cujas atrações deste domingo (14) vão marcar a abertura da Semana da Inconfidência em Conexões no município.
Está prevista ainda a Feira Mineiridades, no próximo dia 19, que vai promover um encontro dos mineiros com suas próprias raízes gastronômicas e culturais. Além de saborear pratos e quitutes de dar água na boca, moradores e turistas poderão se divertir ao som de moda de viola, seresta e pop rock. A programação ainda vai oferecer cursos e palestras. Os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre métodos de extração de café, os segredos da famosa quitanda mineira e a como apreciar bons vinhos em uma degustação conduzida por um especialista. As atividades vão acontecer no histórico Largo das Forras, tradicional palco de grandes eventos culturais de Tiradentes.
Mas não será apenas o Largo das Forras que ficará movimentado. Na rua Direita, o Banquete da Inconfidência está confirmado. Nesse evento, restaurantes da cidade fazem doação de pratos típicos da culinária do Estado para o público em uma imensa mesa que será montada na rua.
Outra tradicional atração será a Cavalgada da Inconfidência, que acontece há mais de três décadas. Este ano, cerca de 400 cavaleiros estão confirmados. Haverá também o momento para os amantes das pedaladas. Cerca de 1,5 mil ciclistas irão participar do CicloTurismo Oeste de Minas, que começa na cidade de Antônio Carlos, passa por Barbacena, Barroso, Prados, com chegada em Tiradentes.
No dia 21 de abril, está marcada a solenidade cívica que irá destacar os 232 anos da morte de Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, com chegada do Fogo Simbólico para acendimento da Pira da Liberdade. Está prevista ainda a aposição de uma coroa de flores junto ao monumento Alferes Tiradentes, em homenagem ao Mártir da Inconfidência Mineira.
A exemplo de Ouro Preto, em conexão com os territórios criativos, o distrito do Elvas também foi integrado à programação com a realização de uma feira cultural, cujo tema irá celebrar a Beata Nhá Chica.
É uma intensa programação variada e gratuita para o público conferir nas duas cidades históricas.
Ouça a rádio de Minas