Economia

Semana Santa: saiba quais são os destinos em Minas mais procurados

Para o feriadão de Páscoa, turistas têm apostado em visitas a cidades do Estado que ofereçam a combinação de hospitalidade e tranquilidade
Semana Santa: saiba quais são os destinos em Minas mais procurados
Cachoeira Véu das Noivas em Poços de Caldas | Crédito: Cezar Sousa

O próximo feriado nacional é a Sexta-feira Santa, mais popularmente conhecida como a Sexta-feira da Paixão, no dia 7 de abril. O feriado, inclusive, é uma oportunidade de prolongar as datas do fim de semana para dias de folga, lazer e diversão.

De acordo com a MaxMilhas, empresa especializada em promoções de passagens, hotéis e pacotes, São Lourenço, no Sul de Minas, é a cidade mais procurada no Estado pelos turistas.

Confira o Top 5 dos destinos preferidos em Minas:

1- São Lourenço (Sul de Minas)

O município que faz parte do Circuito das Águas é o destino para quem busca por tranquilidade no feriadão. Na cidade, há o tradicional Parque das Águas de São Lourenço, a principal atração turística. O local oferece um santuário natural, com 430 mil metros quadrados de área verde, além de 9 fontes de águas minerais com sabores diferentes e terapêuticos.

Uma das atrações do parque é o disputado spa balneário hidroterápico, escolhido pelos turistas para o relaxamento do corpo e mente. Para quem busca unir um passeio nas alturas com uma vista deslumbrante, há serviços de voos de balão.

Serviços são realizados mediante agendamento prévio | Crédito: Transportal Viagens

De acordo com a MaxMilhas, a busca por hotéis, resorts e pousadas teve um aumento de quase 400% no País. Esse crescimento na procura por reservas e pacotes foi apurado entre janeiro e dezembro de 2022, indicando uma maior tendência para viagens. Para este feriado, a busca tem sido por cidades que ofereçam a combinação de hospitalidade e tranquilidade.

“É possível observar que existem diferentes perfis de roteiros para quem busca aproveitar a Semana Santa em Minas. Mas, certamente, a característica de uma procura por lugares calmos, sem muita agitação e com opções de lazer é considerada a prioridade para este período do ano”, pontua a diretora de Hotéis da MaxMilhas, Andrea Mattei.

2 – Belo Horizonte (Central)

Ocupando o segundo lugar no ranking de cidades mineiras mais requisitadas para a Semana Santa, está a Capital, Belo Horizonte. A cidade se destaca com a diversidade de roteiros culturais, rotas naturais, além dos passeios gastronômicos entre um botequim e outro.

Dentre as atrações, destacam-se as visitas ao complexo de museus e palácios que formam o Circuito da Liberdade, na região Centro-Sul da cidade, e o Mercado Central, no Hipercentro. Na região da Pampulha, há o Conjunto Moderno da Pampulha, que é uma verdadeira aula de história sobre a origem da capital mineira. O conjunto é formado pela Lagoa da Pampulha, a Igrejinha da Pampulha, o estádio do Mineirão, o Mineirinho, com a sua tradicional feira, e museus arquitetônicos.

Lagoa da Pampulha com vista para a Igrejinha da Pampulha | Crédito: CMBH

Outra vantagem da escolha pela capital de Minas é pela sua estratégica localização no mapa. A cidade está muito próxima de cidades tradicionais do Estado. Cidades como Sabará, na Grande BH, além de Ouro Preto e Mariana, na região Central, são municípios onde é válida a visita para apreciar os ritos solenes da Semana Santa.

Nas programações centenárias das igrejas barrocas da região, destacam-se a procissão do Encontro realizado na noite da quarta-feira Santa e a procissão do Senhor Morto na sexta-feira da Paixão. Já entre o sábado de Aleluia e o domingo de Páscoa, ocorre pela madrugada a confecção do tradicional tapete de serragens para a passagem do cortejo da Ressurreição de Cristo.

Leia mais: R$ 2 milhões serão investidos em eventos de potencial turístico em Belo Horizonte

3 – Poços De Caldas (Sul de Minas)

Em terceiro lugar, está a mineiríssima Poços de Caldas, no Sul de Minas. Na cidade, os turistas terão muito o que fazer. Requisitada também por ser um destino tranquilo, no município não tem como ficar entediado. Por lá, há muitos pontos turísticos e para diferentes tipos de público, mesclando entre os mais radicais e os passeios em família.

Na lista de lugares para visitar, a cidade oferece o passeio de teleférico, a visita à estátua do Cristo Redentor, os passeios no morro São Domingos com espaços destinados para paragliders. Há ainda a possibilidade de aproveitar a natureza no Recanto Japonês e na Cachoeira Véu das Noivas. Para os católicos, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no Centro da cidade, conta com programação especial para a Semana Santa.

4 – Viçosa (Zona da Mata)

Em quarto lugar, Viçosa, na Zona da Mata mineira, aparece entre os destinos para a Semana Santa. Na cidade, o principal ponto turístico é o Santuário dedicado à Santa Rita de Cássia. A matriz surpreende os turistas pela sua grandiosidade e altura. Em sua arquitetura, destacam-se a grande torre com um relógio central e vitrôs coloridos que contam a vida da santa.

Outros passeios culturais são a visita à Pinacoteca e ao Museu Histórico da Universidade Federal de Viçosa, além da casa onde o ex-presidente da República Arthur Bernardes nasceu e viveu parte da vida. Viçosa faz parte do Circuito Turístico Serras de Minas e tem como destaque um amplo horizonte, formado por serras que integram pecuária e lavoura na agricultura familiar.

Interior do Santuário Santa Rita de Cássia, que atrai fiéis de várias regiões do País | Crédito: Prefeitura de Viçosa/Milena Grijó

5 – Uberlândia (Triângulo Mineiro)

Com aproximadamente 706 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2022, Uberlândia é o coração do Triângulo Mineiro. A cidade é rodeada por natureza, agropecuária, gastronomia, história e arte. Uma das principais atrações para os turistas de Uberlândia é o Complexo Parque do Sabiá, que tem 1,8 milhão de metros quadrados e conta com uma grande área nativa e zoológico com mais de 200 espécies de animais e cerca de 300 espécies de plantas catalogadas.

Leia mais: Cordilheira do Espinhaço Minas Gerais ganha novo destino turístico

Na cidade, há ainda o conhecido Mercado Velho. O espaço foi inaugurado em 1944 e oferece dezenas de iguarias mineiras, como doces, petiscos, cachaças e outras comidas e bebidas típicas da região do Triângulo. Outras atrações turísticas de Uberlândia é o Teatro Municipal da cidade, palco de apresentações e peças nacionais, além da Igreja do Espírito Santo do Cerrado, tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico Cultural de Minas Gerais (Iepha).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas