Economia

Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica reúne 6 mil pessoas em Belo Horizonte

Principal evento do setor de distribuição de energia da América Latina começa nesta terça-feira (27), no Expominas
Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica reúne 6 mil pessoas em Belo Horizonte
Foto: Diário do Comércio/ Juliana Sodré

O setor de energia elétrica no Brasil e no mundo é o centro do debate no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi 2025), que começa nesta terça-feira (27), no Expominas, em Belo Horizonte, e vai até sexta-feira (30). Cerca de 6 mil pessoas devem passar por lá.

Organizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e tendo como anfitriã a Cemig, o congresso reúne lideranças empresariais, especialistas, autoridades públicas, pesquisadores, startups e profissionais do setor para discutir os desafios e as transformações em curso nessa área.

O objetivo é jogar luz sobre os impactos que o setor elétrico vem sofrendo com as mudanças climáticas e que têm exigido, cada vez mais, adaptações nas redes de distribuição e sistemas. Nesse sentido, o debate contribui para ajudar o setor elétrico a se preparar para eventos extremos.

A programação contempla painéis, workshops, debates técnicos e apresentações de experiências nacionais e internacionais, com temas como:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • modernização da rede,
  • inteligência artificial,
  • segurança cibernética,
  • digitalização,
  • ESG
  • e novos modelos de negócio baseados em inovação e sustentabilidade.

Com dezenas de atividades previstas, o evento irá explorar temas ligados à transição energética, à geração descentralizada, à eficiência na gestão de recursos e à integração de tecnologias disruptivas. O Sendi também se propõe a fomentar um ambiente de troca entre diferentes agentes do setor e a apresentar casos reais de inovação e desenvolvimento aplicados. No total, foram inscritos 1.200 trabalhos, dos quais 300 foram selecionados para o Seminário.

Energia em Minas Gerais

A escolha de Belo Horizonte como cidade-sede reforça a posição de Minas Gerais como referência nacional em energia limpa e inovação, destacando o protagonismo do Estado na transição para uma matriz cada vez mais sustentável.

Para o vice-presidente de distribuição da Cemig, Marney Antunes, o Sendi 2025 representa uma oportunidade única para refletir sobre o presente e o futuro da energia no Brasil. “Embora o setor esteja em transformação, nosso foco permanece claro: atender bem, com segurança, inovação e qualidade. A experiência do cliente precisa ser o centro de todas as soluções”, diz.

Com 72 anos, a Cemig é a maior empresa integrada do setor elétrico do Brasil, atendendo mais de 9,3 milhões de clientes e cobrindo 97% de Minas Gerais. Seu parque gerador é 100% limpo e renovável. Até 2028, investirá mais de R$ 35 bilhões em geração, transmissão, distribuição e cultura.

A Abradee reúne, hoje, 42 empresas de distribuição, que são responsáveis por 99,98% do fornecimento de energia no Brasil. Até 2028, a associação investirá R$ 145 bilhões, destinando 40% para manutenção e modernização do setor.

Rodeio dos Eletricistas

Uma das atrações mais aguardadas do Sendi 2025 é o Rodeio dos Eletricistas, que acontecerá nesta quarta-feira (28), às 17h. A competição destaca a habilidade, a técnica e a segurança dos profissionais que atuam no setor elétrico. Realizado em ambiente controlado e com rigorosos padrões de segurança, o rodeio reúne 26 equipes de diversas distribuidoras de energia do País, divididas em padrão internacional, distribuidora e prestadora de serviços.

Elas demonstram suas competências em manobras, procedimentos operacionais e atendimento de emergência. Pela primeira vez neste ano, o torneio contará com uma equipe feminina.

Mais do que uma competição, a disputa valoriza o trabalho dos eletricistas, reforçando a importância da qualificação, da agilidade e do compromisso com a excelência no atendimento à população. Ao final do rodeio serão reconhecidos e premiados os melhores eletricistas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas