Economia

Seminário para comemorar adesão ao Sisbi-POA será realizado em Bom Despacho

Com a integração ao Sisbi-POA, os estabelecimentos registrados no Cisicom podem ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional
Seminário para comemorar adesão ao Sisbi-POA será realizado em Bom Despacho
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) visa inspecionar e fiscalizar produtos de origem animal Foto: Reprodução/Adobe Stock

O Consórcio Intermunicipal dos Serviços de Inspeção do Centro-Oeste Mineiro (Cisicom), cuja atuação recebe apoio da Agência Novo Oeste e do Sebrae Minas, realizará em Bom Despacho, no dia 31 de outubro, de 13h30 às 18h, o “1º Seminário de Inspeção e Rodada de Negócios do Centro-Oeste Mineiro”.

Neste debate, será abordado, dentre outras coisas, a conquista da adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que visa inspecionar e fiscalizar produtos de origem animal, para que estes possam ser comercializados em todo o País, de modo a alavancar a agroindústria e garantir maior segurança alimentar.

Com a integração ao Sisbi-POA e atendendo a todas as exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária, os estabelecimentos registrados no Cisicom podem ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional, e não apenas nos 13 municípios pertencentes ao consórcio. Isso representa um marco para a região, pois além de reforçar a saúde pública, promove a inclusão produtiva, fortalece os empreendimentos locais e amplia a competitividade no mercado nacional.

Para além desta conquista, o seminário também irá abordar demais pautas de importância para a região. Será montado um painel técnico, com especialistas que vão compartilhar conhecimentos sobre inspeção, segurança alimentar, sanidade e inovação no setor agroindustrial. Isso irá promover atualização técnica e troca de experiências entre gestores, produtores e profissionais da área.

Além disso, haverá uma arena de negócios, ambiente voltado para conexões comerciais, em que produtores, empresários e parceiros poderão identificar oportunidades, fechar parcerias e ampliar mercados. Outro destaque é a feirinha com expositores, que irá evidenciar a diversidade e qualidade da produção regional, com degustação e valorização dos empreendedores locais.

Sobre a realização deste Seminário em Bom Despacho e a adesão ao Sisbi-POA, o diretor executivo do Cisicom, Dr. Bertolino da Costa Neto, vê oportunidades para os produtores locais ampliarem mercados e fortalecerem o setor agroindustrial. “Estamos celebrando não apenas essa integração, mas também a oportunidade de reunir produtores, autoridades e a comunidade para discutir o futuro da inspeção e do desenvolvimento regional”, comenta.

O diretor explica que o seminário representa um marco histórico para o Centro-Oeste mineiro, ao passo que a agricultura local terá sua força reconhecida em todo o Brasil. “É um passo decisivo para fortalecer ainda mais a economia dos nossos municípios e valorizar o trabalho de quem produz com qualidade”, finaliza.

E a Agência Novo Oeste comemora este importante avanço para Bom Despacho e região, em termos de inspeção de produtos animais e desenvolvimento para as cidades consorciadas. O presidente da agência, Léo Gabriel, argumenta que os benefícios se estendem para todo o Centro-Oeste do Estado, evidenciando a importância de se receber a equivalência ao Sisbi-POA.

Para ele, “este avanço vai para toda a região, pois os holofotes vão se virar para a capacidade e competência em fiscalizar os produtos de origem animal. As oportunidades, a partir da venda em outros estados, serão cada vez maiores. Isso gera renda, confiabilidade e desenvolvimento”. Na mesma ótica, o Sebrae Minas, por meio de seu analista de negócios, Denis Magela, diz que o impacto positivo poderá ser sentido em diversas esferas. “Os produtores locais vão ampliar seus mercados; o nosso cuidado com a saúde pública será cada vez mais reconhecido; uma inclusão produtiva será firmada. Assim, o desenvolvimento caminha a passos largos”, projeta.

O Diário do Comércio, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas