Economia

Senai desenvolve projetos para modernização das indústrias

O Brasil avançou cinco posições no Índice Global de Inovação 2018, saindo da posição 69 para 64, de um ranking composto por 126 países. Suíça, Países Baixos, Suécia e Reino Unido são as nações melhores classificadas no índice de inovação tecnológica.

Os brasileiros se destacaram por melhorar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, em importações e exportações líquidas de alta tecnologia, entre outras.
Em Minas Gerais, o Centro de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) atua no desenvolvimento de pesquisas para inovar as tecnologias industriais do estado.

São nove institutos de tecnologia e inovação, no Estado, nas áreas de alimentos e bebidas; metalmecânica; gerência de metrologia; automotiva; meio ambiente; processamento mineral; engenharia de superfícies; metalurgia e ligas especiais e química. Destes, três são voltados para projetos de inovação.

“Aqui em Minas Gerais, nós temos três Institutos de Inovação. Um deles é o metalurgia e ligas especiais que trabalha no desenvolvimento de processos metalúrgicos e otimização de ligas. Outro instituto de inovação que a gente tem aqui em Minas Gerais é o de engenharia de superfície. Ele trabalha uma atuação bastante transversal, em questões de corrosão, de desgaste, de revestimento. Um outro instituto trabalha no segmento de processamento mineral. Então são essas três grandes áreas de atuação”, explica o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-MG, André Zanata.

Digitalização industrial – Os Institutos de Inovação do Senai, em Minas Gerais, contam com laboratórios para desenvolvimento de pesquisas aplicadas, de produtos e processos, para consultoria de processos de produção, entre outras.

O desafio é ampliar o atendimento das indústrias mineiras e desenvolver a inovação de ponta para preparar o setor produtivo para os desafios econômicos e de mercado dos próximos anos, como a implantação da Indústria 4.0, a chamada quarta revolução industrial que está elevando os processos industriais para o mundo digital.

O Instituto de Inovação do Senai também desenvolve projetos para auxiliar as indústrias mineiras a digitalizar os seus processos de produção e se adequarem no conceito da Indústria 4.0.

“Aqui no Senai de Minas Gerais, a gente consegue ajudar essa indústria a digitalizar, tornar esse chão de fábrica digital ou virtualizar esse chão de fábrica. E depois, com ajuda de sensores, a gente consegue conectar esse chão de fábrica físico com esse modelo virtual”, ressalta André Zanata.

Brasil – Em todo o Brasil, existem 25 Institutos Senai de Inovação. As unidades foram instaladas próximas aos complexos industriais dos estados, em cinco regiões do País, e formam uma rede multidisciplinar, com atendimento integrado em todo território nacional.

“Hoje a gente tem mais da metade de nossos projetos rodando em parceria com dois ou mais institutos, e não só os institutos. Então, a gente consegue também a conexão com outras instituições, com outros institutos de pesquisas, ICTs, universidades, onde vai buscar aquele conhecimento específico para trazer dentro do projeto. São quase R$ 700 milhões em projetos de P&D sendo desenvolvidos e mais de 600 projetos de P&D sendo desenvolvidos dentro da rede”, lembra o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-MG.

Propostas da indústria – Durante as eleições presidenciais, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) entregou um documento, com 43 propostas voltadas para o desenvolvimento da indústria nacional, aos candidatos à Presidência da República, entre eles, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, do PSL.

Entre as recomendações, o plano sugere uma agenda de políticas voltadas para a área de inovação. De acordo com o documento da CNI, a competitividade das empresas depende da própria capacidade de inovar e os mecanismos de suporte às atividades de inovação ainda não se mostram capazes de alavancar os resultados desejados. De acordo com a CNI, a qualidade da governança é uma questão chave e afeta a consistência das políticas de inovação. (Agência do Rádio Brasileiro)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas