Serasa abre 2 milhões de ofertas de negociação para CNPJs em Minas Gerais

Os empreendedores mineiros em dívida vão receber apoio para melhorar a saúde financeira de seus negócios. Trata-se da abertura de mais de 2,3 milhões de ofertas de negociação de débitos pela Serasa Experian, por meio da plataforma Limpa Nome, somente para Minas Gerais.
De acordo com a empresa brasileira de serviços de informação de crédito, o momento é favorável: somente entre janeiro e agosto deste ano, o número de empresários que buscou regularizar as contas cresceu 19,59% no Estado, na comparação com o mesmo período de 2024, com mais de 73 mil acordos fechados.
No Brasil, a Serasa disponibilizou mais de 27 milhões de propostas de renegociação para pessoas jurídicas. Em nível nacional, também nos oito primeiros meses de 2025, foram realizados mais de 904 mil acordos por microempreendedores individuais (MEIs) – número 27,86% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado.
Para renegociar dívidas, o interessado pode procurar os canais oficiais da Serasa: site, aplicativo no Google Play e App Store e WhatsApp (11) 99575–2096.
Manual traz orientações anti-endividamento
Apesar da ampliação do número de acordos, o Indicador de Inadimplência das Empresas, da Serasa Experian, mostra que o Brasil soma hoje mais de oito milhões de CNPJs inadimplentes, quantidade 1,1 milhão maior do que a registrada em julho de 2024.
Para apoiar esse público, a Serasa lançou o Guia MEI, manual digital gratuito que traz orientações sobre como consultar e negociar pendências no CNPJ, além de dicas para evitar o endividamento.
O documento é assinado em parceria com a sócia-fundadora da TEM Educação Financeira e influenciadora parceria do Serasa Influencers Community (SIC), Ana Luisa de Mello. Nele, são apresentados hábitos práticos para facilitar a vida financeira dos microempreendedores brasileiros.
“Muitos microempreendedores individuais criam seu negócio sem saber como se planejar financeiramente e acabam se tornando inadimplentes por essa falta de conhecimento”, afirmou Ana Luisa de Mello.
Para acessar e baixar o Guia MEI da Serasa, clique aqui.
Confira três das dicas importantes do manual
1. Separe as contas pessoais das contas MEI
Não misturar as contas do CPF com as do empreendimento permite ter um controle claro de quanto entra e quanto sai da receita da empresa. Busque sempre estabelecer um orçamento exclusivamente para as contas MEI e organize o fluxo de caixa com planilhas ou aplicativos para entender o dinheiro que entra e as contas a pagar.
“Considere abrir duas contas: uma PJ para pagar os custos do negócio e outra PF para uso pessoal. Assim, você enxerga melhor quanto custa a empresa e quanto gasta como pessoa física”, indicou Ana Luisa de Mello.
2. Priorize o pagamento dos impostos
Pagar em dia a guia do DAS-MEI é essencial para manter o CNPJ regular e ativo, evitar dívidas com a Receita Federal e continuar com o acesso aos direitos previdenciários. Para lembrar, uma dica é anotar a data e colocar lembretes para pagar mensalmente o imposto.
3. Peça crédito com responsabilidade
Assim como na pessoa física, os empréstimos em nome da empresa devem ser feitos com moderação e planejamento para evitar comprometer o fluxo de caixa. Antes de solicitar, faça simulações e peça crédito apenas se tiver condições de pagar as parcelas em dia.
Ouça a rádio de Minas