Setor de serviços em Minas Gerais cresce 9% no ano e puxa média nacional

O volume de serviços em Minas Gerais já acumula alta de 9% em 2023. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado é a maior influência positiva na média nacional, que fechou os primeiros oito meses do ano com avanço de 4,1% em relação a 2022.
Os destaques entre as atividades no acumulado de 2023 em Minas foram os serviços de informação e comunicação, com crescimento de 13,3%; e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, com variação positiva de 10,3%.
No acumulado em 12 meses, o setor de erviços no Estado apresentou crescimento de 9,9%, puxada, principalmente, pelo avanço nas atividades ligadas ao transporte (14,6%). Esse resultado é 4,6 pontos percentuais (p.p.) acima do observado na pesquisa nacional, que registrou alta de 5,3% no período.
Serviços em Minas Gerais: outras bases de comparação
Já na comparação com o mês anterior, o indicador de Minas Gerais recuou 1,8% em agosto. Dessa forma, Minas foi a segunda maior influência negativa no País no período, que também registrou recuo de 0,9% na comparação com julho deste ano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Por outro lado, o setor de serviços mineiro apresentou alta de 6,1% frente a agosto de 2022, puxado, principalmente, pelo crescimento nas atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (5,9%). No entanto, os serviços de informação e comunicação apresentaram a maior variação no período, com alta de 12,6%.
Com este desempenho, Minas Gerais teve a terceira maior contribuição positiva na média nacional da PMS, ficando atrás do Paraná (9,8%) e do Mato Grosso (26,3%). O volume de serviços no restante do Brasil também registrou um avanço, de 0,9% em agosto frente ao mesmo mês do ano anterior.
Ouça a rádio de Minas