Economia

Serviços caem em setembro após 2 meses de alta em MG

Na comparação com igual mês de 2021, porém, Estado registrou evolução de 13%, acima da média nacional, que cresceu 9,7%
Serviços caem em setembro após 2 meses de alta em MG
Serviços prestados às famílias foram os que mais cresceram em Minas Gerais | Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

O setor de serviços em Minas Gerais apresentou, em setembro, recuo de 0,2% em relação a agosto, na série com ajuste sazonal. O Brasil, por sua vez, apurou avanço de 0,9% na mesma base de comparação. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado vem oscilando no Estado. Havia crescido nos dois meses anteriores e agora voltou a apurar baixa. Frente ao mesmo período do ano anterior, porém, Minas registrou evolução de 13%, enquanto a média nacional cresceu 9,7%.

Com o resultado, no acumulado de 2022 (janeiro a setembro), Minas Gerais apresenta avanço de 11,1% (5 taxas positivas e 4 negativas) e a média no Brasil subiu 4,4%. Já nos últimos 12 meses, em Minas Gerais, foram 7 taxas positivas e 5 taxas negativas, culminando em alta de 10,6% no acumulado.

Entre as atividades, destacaram-se em Minas Gerais em setembro, frente ao mesmo mês de 2021, três das cinco investigadas. Mais uma vez os serviços prestados às famílias tiveram o melhor desempenho: 30,0%. Transportes, serviços auxiliares ao transporte e correios vieram logo em seguida, com 25,4%.

*Atualizada às 18h29.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas