Sete Lagoas terá agência de atração de investimentos; saiba mais

Sete Lagoas, na região Central do Estado, poderá contar com uma agência de atração de investimentos nos moldes da Invest BH. O trabalho começou a ser desenvolvido no município pela TSX Invest — unidade de negócios do Grupo TSX, dedicada à estruturação da governança e gestão da atração de investimentos em municípios e estados — com parceiros locais.
Na segunda-feira (26), executivos da empresa esclareceram para empresários de Sete Lagoas detalhes do cronograma de trabalho com o objetivo inicial de alinhar a “Agenda Bússola”, que fará o diagnóstico da maturidade e engajamento da cidade no tema atração de investimentos.
A reunião, na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas contou com representantes das empresas envolvidas no projeto — Cimento Nacional, Grupo Alvo, Sete Lagos Transportes, Grupo Calsete, Áurea Finvest e Aluísio Barbosa Jr. Contabilidade.
O executivo da TSX Invest, Virgílio Silva, que é um dos responsáveis pela ação no município, conta que a iniciativa começou em dezembro passado com a ACI de Sete Lagoas e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Um conjunto de empresários está financiando um estudo e ações práticas para desenvolver a cidade. Isso vai buscar ativos para trabalhar uma agenda que vai possibilitar a atração de investimentos para Sete Lagoas”, diz.
Fases de desenvolvimento do trabalho
A presidente da ACI de Sete Lagoas, Valéria Reis, destaca a expertise da TSX Invest, que possui uma metodologia apropriada, em vários passos, que vai resultar na instalação de uma agência para atração de investimentos na cidade.
Uma fase para conseguir o objetivo, segundo ela, envolve a coleta de informações e a organização de dados. “Serão cinco meses de trabalho, de entrevista, de análise de dados para verificar quais as qualidades e os possíveis desafios a serem enfrentados no decorrer de todo o processo. Assim, será realizado um diagnóstico e, logo, será montada uma estratégia”, conta.
A partir de agora serão definidos alguns setores prioritários de ação para o engajamento de stakeholders (conceito se aplica a qualquer indivíduo ou empresas que podem ser impactados por um negócio).
A dirigente fez um balanço positivo da última reunião de Kick off – fase Bússola. “Estou muito motivada e com perspectivas muito positivas. Eu acho que o projeto será um salto para Sete Lagoas, pois dará um direcionamento mais robusto para os nossos investimentos. As empresas já instaladas na cidade também terão um suporte maior para a realização dos investimentos”, analisa.
Ouça a rádio de Minas