Economia

Varejo de BH se prepara para vésperas do Natal

Varejo de BH se prepara para vésperas do Natal
Para se ter ideia do sucesso das vendas em 2019, no Diamond Mall os brindes de compras para o Natal já se esgotaram, restando apenas os sorteios típicos da data - Crédito: Alisson J. Silva DiamondMall - 11/11/09

A praticamente uma semana do Natal, o comércio varejista de Belo Horizonte está se preparando para atender os consumidores e ampliar as vendas da data. Uma das principais estratégias será o prolongamento do horário de funcionamento, o que garante maior tempo para o consumidor ir às compras. As promoções e descontos também estão entre as ações adotadas para que o Natal de 2019 seja melhor que o anterior.

De acordo com a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Ana Paula Bastos, a expectativa é de que as vendas para o Natal 2019 superem em 3,6% o resultado do ano anterior, movimentando R$ 3,4 bilhões em dezembro.

“Esperamos um excelente crescimento das vendas neste Natal. O tíquete médio deve ficar em torno de R$ 102. A melhora do ambiente econômico, a inflação controlada, a queda das taxas de juros e o pagamento da segunda parcela do 13º salário devem contribuir para um melhor desempenho das vendas ao longo desta semana”, disse.

Ainda segundo Ana Paula, a sugestão da CDL-BH é que os comércios localizados no Centro e nos bairros de Belo Horizonte estendam o funcionamento. Até o dia 22 de dezembro, a sugestão é ficar aberto de 9 horas às 20 horas. Já no dia 23 de dezembro, o horário pode ser prolongado até às 22 horas. No dia 24 de dezembro, a indicação é que as lojas funcionem de 9 horas às 18 horas.

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Ações de venda – Os lojistas também estão investindo em várias formas para atrair o cliente. Além da maior divulgação – inclusive nas redes sociais -, as promoções, melhor atendimento, parcelamentos e estoque variados são as principais estratégias adotadas.

“São ações importantes que os lojistas estão colocando em prática e que ajudam a atrair o consumidor e estimular as compras. Os clientes ainda estão muito ligados a preços, após uma crise econômica, as famílias readéquam a forma de consumo e pesquisam mais os valores e a qualidade dos produtos. Os lojistas precisam ficar atentos e buscar atender a demanda do consumidor”, destacou Ana Paula.

O gerente de marketing do BH Shopping, Renato Tavares, afirma que as expectativas em relação às negociações ao longo da última semana antes do Natal são positivas. Segundo ele, o movimento no mall já está maior.

“Este ano, percebemos que vários clientes adiantaram as compras, a última semana já foi muito boa. Além disso, notamos um aumento de 50% na nossa promoção (comprando R$ 500 troca por um panetone) e uma alta de 40% na troca por cupons (a cada R$ 500 concorre a sorteio de dois carros). Isso mostra que os clientes estão comprando, e nossa expectativa é muito boa até o Natal”.

Para estimular as vendas, entre as estratégias adotadas pelo BH Shopping está o horário ampliado de funcionamento. Os lojistas estão investindo em promoções, brindes, descontos e facilidades no pagamento. “É um conjunto de ações que vai colaborar para termos um Natal melhor que o do ano passado”, disse Tavares.

Para a gerente de marketing do Diamond Mall, Flávia Louzada, o Natal 2019 será melhor que o anterior. “Nós estamos com expectativas super positivas. Nossa promoção foi um grande sucesso e os brindes já esgotaram. Somente os sorteios (para shows internacionais e carro) estão disponíveis”.

Para superar os resultados de 2019, o shopping também irá estender o horário de funcionamento e os lojistas investiram em estoque, no bom atendimento e em preços e condições de pagamento diferenciados.

No Pátio Savassi, espera-se que as vendas voltadas para a data comemorativa cresçam 10%. Para alcançar o objetivo, o horário de funcionamento foi ampliado, assim como o número de funcionários para atender o público. A tendência é de maior movimento ao longo da semana, principalmente em função do pagamento da segunda parcela do 13º salário.

“O Natal é um período de muita emoção e um momento da família. As pessoas fazem questão de presentear os entes queridos e fazem amigo oculto, por isso, vamos funcionar em um período maior para atender bem os clientes”, disse o gerente de marketing, do Pátio Savassi, Marcelo Portella.

Para estimular os investimentos, por parte dos lojistas, na data comemorativa, o Pátio Savassi está com um concurso que premiará a melhor decoração de vitrine, considerada uma forma eficiente de atrair o consumidor.

“Além disso, as lojas estão com promoções próprias, oferecendo brindes para quem comprar, promoções, descontos, parcelamentos e sorteios próprios”, disse Portella.

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