Setor de imóveis comerciais na capital mineira deve se recuperar em 2023

O segmento de imóveis comerciais de Belo Horizonte deve passar por um momento de recuperação em 2023, de acordo com uma análise do presidente do CMI/Secovi MG, Ariano Cavalcante. Enquanto Tomaz Gomide, gerente comercial da Concreto Construtora, alerta para o fato do mercado estar em busca de um tipo de imóvel que a capital mineira ainda não tem em sua gama de ofertas.
Ariano Cavalcante, diretor presidente do CMI/Secovi MG, conta que o atual momento pode ser considerado propício para investir em imóveis comerciais em Minas Gerais. Ele explica que esses imóveis estão depreciados, com seus valores abaixo do ideal, e muitos deles estão vagos, devido à baixa demanda, portanto, trata-se de uma boa oportunidade para quem quer investir neste segmento. Assim, como ele, Tomaz Gomide, gerente comercial da Concreto Construtora, também defende que este é o melhor momento para investir. “A alta dos juros fez com que a demanda por imóveis caísse e consequentemente a estagnação dos preços”, explica o gerente comercial.
O diretor presidente do CMI/Secovi MG relata que o segmento de imóveis comerciais já vem passando por um período de estagnação antes do início da pandemia, desde 2018. Porém, Cavalcante destaca que 2023 pode ser um ano de recuperação do setor, com uma tendência de valorização destes imóveis. Já Gomide acredita que o home office fez com que o mercado se movimentasse e, consequentemente, gerasse muita demanda que permanece até hoje.
Mas o gerente comercial da Concreto adverte que o mercado está em busca de um modelo de imovel que Belo Horizonte ainda não oferece; “as pessoas não querem mais escritórios em prédios tradicionais, elas buscam prédios diferenciados, de alto padrão. Estes podem ser exclusivamente para escritórios ou imóveis mais horizontais com corredores e circulação abertos, fruição e integração com a cidade”, explica Gomide.
Quanto ao cenário de lançamentos de imóveis comerciais na capital, Cavalcante, conta que houve um aumento em 2022; as vendas foram positivas para o segmento durante o ano. Mas ele não prevê muitos lançamentos neste ano; na visão do diretor presidente do CMI/Secovi MG, os lançamentos de imóveis residenciais devem apresentar resultados melhores que os comerciais. Enquanto Gomide espera que 2023 seja um ano de muitos lançamentos neste segmento já que houve uma mudança na demanda.
Novo empreendimento comercial em BH
A região do Belvedere, em Belo Horizonte, é uma das que mais atraem investimentos para o setor comercial, além de ser uma das que mais cresce em edifícios residenciais na cidade. O bairro possui uma boa localização no limite do Vetor Sul e está entre as áreas mais seguras da capital mineira. Com o objetivo de aproveitar todos esses benefícios, a construtora Concreto possui um projeto chamado Varanda Mall, com previsão de lançamento para este ano.
Esse empreendimento contará com 38 lojas e seis pavimentos, estacionamento rotativo e propõe ir além do conceito de centro comercial. O Varanda Mall busca atender a demanda tanto do bairro Belvedere, quanto do município de Nova Lima – na região metropolitana -, conectando moda, gastronomia e cultura.
O projeto vem com uma proposta de trazer aos moradores do bairro um espaço de convívio, compras e lazer. Ele se pautou pela fluidez entre as ruas do empreendimento, proporcionando um equipamento que tem a cara da região. O Varanda Mall também oferece mais uma opção de investimento rentável em Belo Horizonte.
O faturamento de lojas físicas no país cresceu 22%, segundo estudo da Pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC); isso evidencia o fato de investir em imóveis comerciais ser considerado um bom negócio. As estimativas para 2023 também seguem positivas, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Investimentos em imóveis comerciais
Miguel Safar Filho, diretor executivo da Concreto Construtora, cita alguns fatores são fundamentais para definir uma compra de um imóvel como um bom investimento ou não; já que o imobiliário comercial tem diversos formatos, como salas, lojas de rua ou espaços em shoppings, malls e galerias. “É preciso levar em consideração a localização, vizinhança, acesso, estacionamento para veículos, visibilidade do ponto, iluminação da rua e até mesmo o comércio da região. Enfim, antes de investir, vale conhecer e pesquisar bastante sobre o imóvel e o bairro. Essas informações podem impactar a decisão de compra e também na rentabilidade do capital alocado para o empreendimento”, afirma o diretor executivo da Concreto.
O fato desse tipo de locação de espaços comerciais possuírem contratos mais longos também pode ser considerado um ponto positivo; além disso, com uma média de 60 meses de duração, eles também superam em rentabilidade. De acordo com o Índice FipeZap Comercial, o valor médio do aluguel de salas e conjuntos comerciais subiu 2,62% em 2021, o maior avanço desde 2013. Enquanto a rentabilidade média ficou em 5,55% ao ano, permanecendo acima do registrado no aluguel residencial, que teve retorno de aproximadamente 4,6% ao ano. Se o objetivo for obter renda com aluguel, essa pode ser a escolha mais vantajosa.
Outro ponto a ser observado é o valor dos imóveis comerciais, que geralmente possuem um custo mais atrativo para compra do que os residenciais. Com os responsáveis pela locação preocupados com outros detalhes que podem acabar passando despercebidos em um contrato residencial, a manutenção também passa a ser menos onerosa.
Questões como a movimentação na região onde o imóvel está localizado; como está a evolução do bairro; como é o trânsito e qual o fluxo de pessoas nas ruas do imóvel; e quais são os empreendimentos comerciais e serviços próximos do local escolhido são fundamentais no momento de decidir qual o melhor investimento a ser feito.
Contratos mais longos são positivos
O diretor executivo da Concreto Construtora, Miguel Safar Filho, cita alguns fatores fundamentais para definir uma compra de um imóvel como um bom investimento ou não, já que o imobiliário comercial tem diversos formatos como salas, lojas de rua ou espaços em shoppings, malls e galerias. “É preciso levar em consideração localização, vizinhança, acesso, estacionamento para veículos, visibilidade do ponto, iluminação da rua e até mesmo o comércio da região. Enfim, antes de investir, vale conhecer e pesquisar bastante sobre o imóvel e o bairro. Essas informações podem impactar a decisão de compra e também na rentabilidade do capital alocado para o empreendimento”, afirma.
O fato desse tipo de locação de espaços comerciais possuir contratos mais longos também pode ser considerado um ponto positivo. Além disso, com uma média de 60 meses de duração, os contratos também superam em rentabilidade.
De acordo com o Índice FipeZap Comercial, o valor médio do aluguel de salas e conjuntos comerciais subiu 2,62% em 2021, o maior avanço desde 2013. Enquanto a rentabilidade média ficou em 5,55% ao ano, permanecendo acima do registrado no aluguel residencial, que teve retorno de aproximadamente 4,6% ao ano. Se o objetivo for obter renda com aluguel, essa pode ser a escolha mais vantajosa.
Outro ponto a ser observado é o valor dos imóveis comerciais, que geralmente possuem um custo mais atrativo para compra do que os residenciais. Questões como a movimentação na região onde o imóvel está localizado; como está a evolução do bairro; como é o trânsito e qual o fluxo de pessoas nas ruas do imóvel; e quais são os empreendimentos comerciais e serviços próximos do local escolhido são fundamentais no momento de decidir qual o melhor investimento a ser feito.
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