Setor industrial ganha Comissão Nacional de Jovens lideranças

Acaba de ser criada a Comissão Nacional de Jovens Industriais. Com a iniciativa, o setor produtivo brasileiro passa a contar com a atuação das jovens lideranças, que representam uma parcela importante do empresariado. Já presente em alguns estados, como Minas Gerais, por meio do programa Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Jovem, a iniciativa ganha ainda mais força com a criação do colegiado.
Com coordenação de Humberto Noronha, que representa o FIEMG Jovem, e Rubens Martins, representante da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), a ideia surgiu há cerca de cinco anos e foi ganhando corpo nos encontros nacionais realizados no Espírito Santos, Minas Gerais e Pernambuco.
Ambos são industriais e ex-presidentes de programas de jovens lideranças de seus respectivos estados. Segundo Noronha, a comissão conta atualmente com a participação de movimentos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Goiás. “A meta para 2023 é que tenhamos a participação de industriais de outras três regiões”, explica.
Para Noronha, é importante que as jovens lideranças tenham uma pauta nacional alinhada com as necessidades de todos os estados. “Com uma orientação unificada, podemos deixar esses movimentos estaduais ainda mais fortes. Precisamos preparar pessoas para que sejam éticas, propositivas, combativas e que queiram promover mudanças no cenário nacional”, disse.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segundo ele, o objetivo é fazer com que todos os estados estejam alinhados com a formação de novas lideranças industriais. “Gostaríamos que todas as regiões, por meio de suas federações, tivessem seus movimentos jovens baseados na oxigenação do ambiente industrial brasileiro e que suas ações sejam sustentáveis, éticas e transparentes”, completou.
Ele considera que o Brasil vive um momento positivo para a indústria, o que representa uma boa oportunidade para as jovens lideranças atuarem de maneira propositiva. “Temos boas chances de reindustrialização, visto que a cadeia global de suprimentos foi quebrada e que, com isso, a indústria local tende a se valorizar”.
Encontro Nacional das Jovens Lideranças
O último evento de âmbito nacional de jovens empresários foi realizado entre de 9 a 11/11, em Recife, Pernambuco. Matheus Pedrosa, presidente do FIEMG Jovem, destacou a participação mineira no encontro, que está em sua terceira edição. “Minas Gerais participou com a maior comitiva, composta por 20 pessoas”, afirmou. “O nosso programa é hoje um dos mais maduros no país, com resultados consistentes. Os benefícios já podem ser percebidos no setor industrial, que tem jovens nos quadros de lideranças, nas empresas e nos sindicatos”, reforçou Pedrosa.
O evento teve a proposta de promover o networking, gerar negócios e estreitar os laços entre os membros dos demais grupos do Brasil, gerando experiências em prol do ambiente de negócios e do associativismo. Ao todo, mais de 90 jovens lideranças e representantes de 12 estados participaram do encontro.|
Ouça a rádio de Minas