Economia

Setor de Serviços cresce abaixo da média nacional em Minas Gerais, diz IBGE

Enquanto a atividade cresceu 0,1% no Estado na comparação com dezembro, o desempenho no País foi de 0,7%
Setor de Serviços cresce abaixo da média nacional em Minas Gerais, diz IBGE
O IBGE analisa o desempenho do setor de serviços todos os meses | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

Com crescimento mais tímido que a média nacional, o setor de serviços em Minas Gerais apresentou, no primeiro mês de 2024, um avanço de 0,1% frente a dezembro de 2023, na série com ajuste sazonal. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O destaque em Minas Gerais foi para os serviços de informação e comunicação, que registrou alta de 17,8% de acordo com o IBGE. Enquanto isso, no Brasil, o crescimento registrado foi de 0,7% no mesmo período. No acumulado de 2023, no Brasil, foram constatadas 7 variações positivas e 5 negativas, conforme o IBGE.

Os resultados por atividades em Minas Gerais, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, apontam variações positivas do volume de serviços em 3 das 5 atividades investigadas. Destaque para serviços de informação e comunicação (17,8%) e serviços prestados às famílias (3,8%).

Além disso, Outros serviços (-10%) registrou o maior recuo, mantendo a tendência de baixa apresentada durante o ano que passou. No total, considerando todas as atividades, o avanço da atividade em janeiro na comparação com dezembro foi de 5,4%.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Por fim, vale dizer que, após queda acentuada em dezembro, o setor voltou a crescer, ainda que pouco, em alguma medida influenciado pela redução constatada no último mês de 2023.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas