Economia

Setor de serviços cresce em outubro no Estado; confira o desempenho

Setor de serviços cresce em outubro no Estado; confira o desempenho
Foto: Diário do Comércio Charles Duarte

O setor de serviços de Minas Gerais apresentou resultado positivo em outubro em todas as análises da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , divulgada nesta quarta-feira (11). Só que o desempenho ficou abaixo do País. No décimo mês de 2024 na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, a variação foi de 0,4% no Estado. Nacionalmente, o avanço alcançou 1,1%, o que representa um novo recorde da série histórica e está 17,8% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

O analista do IBGE Minas, Daniel Dutra, observa que o setor de serviços prestados às famílias, que contempla diversas atividades como restaurantes, hotéis, sapateiros, salões de beleza, entre outros, vem apresentando resultados positivos nos últimos três meses no Estado. Outro destaque neste período, na avaliação do especialista, é o de serviços de informação e comunicação, que envolvem atividades como internet, aplicativos, streaming, etc.

“Uma atividade forte no Estado é o transporte, que costuma ter resultado mais intenso no primeiro semestre, impulsionado pelas safras”, diz.

Ainda segundo o levantamento, na comparação com outubro de 2023, o desempenho mineiro também foi positivo, com alta de 2,3%, e novamente menor que o resultado brasileiro, que computou elevação de 6,3%, sétimo resultado positivo consecutivo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nesse tipo de comparação, o maior incremento em Minas Gerais foi o de serviços de informação e comunicação, com alta de 8,3%, seguido pelos serviços prestados às famílias (6,3%). O grupo transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio computou alta de 5,6%. Já o recuo foi verificado no grupos de serviços profissionais, administrativos e complementares, que contempla atividades como de contabilidade, publicidade, jurídica, consultorias e de locação de automóveis, entre outras, com queda de 7,4%. E para os outros serviços, a retração foi ainda mais intensa (-11,3%).

Balanço

De janeiro a outubro, o volume de serviços em Minas cresceu 1,9% frente ao mesmo período de 2023. No Brasil, o incremento foi maior, com alta de 3,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação atingiu 2,5%, um pouco abaixo do resultado do País (2,7%).

Nos últimos seis meses, de acordo com o analista do IBGE Minas, foram registradas quatro variações positivas e duas negativas no Estado, nos comparativos com os meses imediatamente anteriores, comprovando tendência de crescimento no setor de serviços mineiro.

Em 12 meses, foram registrados oito avanços e quatro recuos nos indicadores mensais no Estado, revelando uma tendência de expansão do setor de serviços. “A atividade encontra-se próxima do maior patamar da série histórica, superada apenas pelo mês de abril deste ano”, diz.

Dutra ressalta que em relação ao setor de turismo, que é analisado separadamente das demais
atividades, Minas Gerais teve aumentos relevantes mostrando tendência de alta, com avanço de 2,7% em relação a outubro de 2023 e expansão de 4,4% de janeiro a outubro de 2024 na comparação com igual período do ano anterior.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas