Economia

Setor de serviços em Minas projeta faturar até 45% a mais com Black Friday

Otimismo é reflexo de indicadores positivos com relação à data ao longo dos anos
Setor de serviços em Minas projeta faturar até 45% a mais com Black Friday
Grupo Tauá de Hotéis e Resorts considera Black Friday uma das datas mais importantes e aguardadas do varejo e prepara ações para atrair clientes | Crédito: Divulgação Daniel Mansur

Ano após ano, a Black Friday segue se consolidando como um importante catalisador de vendas em diferentes setores, incluindo o de serviços, como hotéis, transportadoras, academias e espaços de beleza. Para 2024, os negócios em Minas Gerais projetam crescer até 45% a partir da data e apostam em estratégias que equilibram o aumento da demanda com a necessidade de manter a qualidade do serviço para fidelizar clientes.

Desde setembro, o segmento demonstra franco crescimento, com alta de 0,8% em Minas Gerais e 1% no Brasil, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a análise, dentre as 166 atividades econômicas avaliadas, 60,2% registraram avanço real em faturamento e 16,4% já superaram o patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

Uma das empresas otimistas com a Black Friday é a mineira Patrus Transportes, que está preparada para atender à demanda, especialmente do e-commerce, que neste ano projeta vendas até 20% superiores às do ano passado, conforme detalha o CEO, Marcelo Patrus. “A Black Friday impulsiona muito a venda on-line e o aumento da demanda no transporte é consequência do sucesso das vendas durante a data”, acrescenta.

Segundo ele, a empresa de carga fracionada já se organizou para não decepcionar os clientes quanto aos prazos de entrega, alinhando junto aos clientes para evitar surpresas na véspera. Dentre as ações realizadas, Patrus aponta a contratação de mão de obra e veículos, que serão cruciais para garantir as entregas no menor prazo possível aos 3300 municípios em 11 estados que atende.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Atualmente, Minas Gerais é o segundo maior mercado da marca, que conta com 17 filiais próprias e vem crescendo de forma surpreendente nos últimos cinco anos. Para Patrus, o bom desempenho ao longo do ano em solo mineiro é crucial para ampliar investimentos e consequentemente, as ações da empresa na Black Friday.

“É uma economia pujante, que atrai muitas indústrias e que gera muitos empregos. Quanto mais indústrias, mais empregos, melhor a economia fica e mais produtos a Patrus transporta”, conclui.

Também otimista com a data, o Grupo Tauá de Hotéis e Resorts considerada a Black Friday como uma das datas mais importantes e aguardadas do varejo e prepara ações para atrair clientes que buscam por melhores condições de preço. Para este ano, o grupo espera crescer 45% nos resultados de vendas em relação ao mesmo período de 2023.

Para concretizar os resultados, a empresa do ramo hoteleiro realizará ações promocionais reforçando os atrativos, especialmente como destino para experiências gastronômicas e recreativas em família. “Nossa expectativa é que o faturamento da Black Friday deste ano represente 10% do faturamento total de 2024”, completa o gerente de marketing digital do Grupo Tauá, Bruno Faustino.

Black Friday promete reaquecer consumo, que passa por momento cauteloso

Em um cenário econômico marcado pela alta na taxa de juros (Selic) e endividamento das famílias, a Black Friday promete levar fôlego aos setores de comércio e serviços em Minas Gerais, que têm apresentado uma desaceleração na intenção de consumo das famílias.

Comércio
Black Friday promete levar fôlego aos setores de comércio e serviços em Minas Gerais || Crédito: Reprodução AdobeStock

De acordo com a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Gabriela Martins, esse declínio se dá principalmente pela redução da perspectiva profissional das famílias, além da percepção familiar de que o acesso ao crédito está cada vez mais difícil. Apesar disso, a especialista considera que os indicadores de consumo ainda se mantêm em um nível considerável de satisfação.

“Apesar dos desafios, a expectativa é de que a Black Friday traga resultados positivos para todos os nichos do mercado. É um momento para atrair os consumidores com promoções e liquidações que sejam vantajosas tanto para os consumidores quanto também para os empresários”, conclui Gabriela Martins.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas