Economia

Setor de serviços está menos otimista no País

Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 1,2 ponto na passagem de maio para junho
Setor de serviços está menos otimista no País
Foto: Unsplash Joshua Rodriguez

Rio – O cenário de inflação pressionada e juros elevados afetou as expectativas dos empresários do setor de serviços em junho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 1,2 ponto na passagem de maio para junho, na série com ajuste sazonal, para 90,7 pontos. Na média móvel trimestral, o ICS apresentou queda de 0,7 ponto.

“O resultado de junho da Sondagem de Serviços reforça a tendência de queda da confiança durante o ano. A piora na situação atual dos negócios é heterogênea e mais intensa no setor de serviços profissionais. Mesmo com a manutenção de um mercado de trabalho aquecido em 2025, as empresas esperam redução da demanda no curto prazo, revelando pessimismo quanto às expectativas futuras do setor. O cenário macroeconômico, com ambiente de pressões nos preços e política monetária contracionista, não indica uma reversão de tendência nas expectativas das empresas, que esperam um segundo semestre de desaceleração da atividade”, avaliou o economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV/Ibre), Stéfano Pacini, em nota oficial.

Em junho, o Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 1,5 ponto, para 92,7 pontos, o menor nível desde fevereiro de 2022. O Índice de Expectativas (IE-S) recuou 1,0 ponto, para 88,8 pontos.

Entre os componentes da situação atual, o item que mede a percepção sobre os negócios recuou 0,5 ponto, para 92,7 pontos, enquanto o que avalia o volume da demanda atual teve queda de 2,5 pontos, também para 92,7 pontos.

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Nas expectativas, a demanda prevista para os próximos três meses encolheu 2,7 pontos, para 88,1 pontos, enquanto o item que mede a tendência dos negócios nos próximos seis meses avançou 0,7 ponto, para 89,5 pontos.

Segundo a FGV, o primeiro semestre terminou com pessimismo por parte dos empresários tanto em relação ao futuro quanto ao presente dos negócios.

“Apesar de resultados pontuais positivos, o ambiente no setor de serviços é de pessimismo em 2025”, completou Pacini.

A coleta de dados para a edição de junho da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.296 empresas, entre os dias 2 e 25 do mês.

Reportagem distribuída pela Estadão Conteúdo

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