Setor de serviços cresce em Minas Gerais com impacto de avanços econômicos

Com um dos crescimentos mais altos da série histórica, o setor de serviços segue avançando em Minas Gerais com alta de 0,9% em julho. Ao considerar os sete primeiros meses deste ano, o crescimento foi ainda maior (3,3%) com índices superiores à média nacional (1,8%).
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No levantamento regional, os quatro estados do Sudeste apresentaram crescimento em julho: São Paulo (2,4%), Espírito Santo (1,9%), Minas Gerais (0,9%) e Rio de Janeiro (0,6%).
Os resultados positivos, segundo o analista do IBGE responsável pela pesquisa em Minas Gerais, Daniel Dutra, são fruto principalmente de uma economia aquecida, com destaque para a alta do Produto Interno Bruto (PIB), que desencadeou o crescimento de múltiplos setores, como o comércio e indústria.
Além do PIB, o analista destaca outras variáveis macroeconômicas como a inflação controlada e o aumento da renda do trabalhador como fatores de grande impacto.
Entre os setores em destaque, os serviços de informação e comunicação e os serviços prestados às famílias avançaram 11,7% e 8,9%, respectivamente, na comparação com julho do ano passado. “Além de apresentarem crescimento ao analisar a anualidade, são dois setores que acumulam três meses de indicadores bem positivos”, avalia o analista.
Já os segmentos de serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,6%) e outros serviços (-2,3%) apresentaram quedas acentuadas na comparação com o ano passado. Os dois setores mantém uma tendência de baixa ao longo do ano, embora menores na comparação com os dados de junho, quando apresentaram retração de 4% e 9,4% respectivamente.
Para os próximos meses, Dutra pontua que a expectativa do setor de serviços em Minas Gerais é de continuidade no crescimento, devido às perspectivas positivas com relação à economia e aos bons resultados registrados durante o ano.
Nos últimos 6 meses, foram registradas cinco variações positivas e somente uma negativa, comprovando tendência de crescimento no setor no Estado.
Desempenho do turismo em Minas Gerais é destaque nacional
No caminho oposto ao da tendência nacional (-0,9%), Minas Gerais é um dos destaques positivos apontados na Pesquisa Mensal de Serviços para o setor de atividades turísticas. Em julho, o Estado registrou avanços de 2,1% apesar do aumento no preço das passagens áreas e do aluguel de veículos, que cresceram 19,39% e 6,93% respectivamente.
Para Dutra, o aumento é esperado em razão das férias escolares, assim como ocorre nos meses de dezembro e janeiro. “É um aumento relevante, conjugado com esse crescimento constante do setor de serviços em Minas Gerais”, explica.
No contexto nacional, em 2024, as atividades turísticas demonstram expansão, com evolução de 1,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A análise também destaca que o segmento de turismo está 6,8% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1,0% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.
Ouça a rádio de Minas