Economia

Setor de telesserviços abre espaço para profissionais com mais de 50 anos

Conheça histórias inspiradoras de profissionais 50+ que se reencontraram profissionalmente no setor de Telesserviços
Setor de telesserviços abre espaço para profissionais com mais de 50 anos
Wagner e Luciano são exemplos de profissionais 50+ que se mantém no mercado | Foto: Divulgação ABT

O segmento de Telesserviços, como o telemarketing, por exemplo, é um dos que mais emprega jovens no País e, atualmente, também vem servindo de porta de entrada para profissionais mais experientes retornarem ao mercado.

O segmento, que conta com, aproximadamente, 1,4 milhão de pessoas atuando, registra um índice de cerca de 3% do total formado por colaboradores acima de 50 anos. Entre os atrativos para essa população estão o trabalho híbrido, lidar de perto com novas tecnologias e a possibilidade de se manterem ativos, algo muito importante para profissionais desta faixa etária.

Os dados são da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), e apontam que, seja na linha de frente do call center, seja em áreas administrativas, as oportunidades profissionais existem e a progressão de carreira é uma realidade.

Wagner Erlei Eugenio, de 56 anos, é um exemplo de como a reinvenção de carreira é possível. Após uma vida profissional sólida em vendas e materiais de construção, ele encontrou na empresa NeoBPO uma oportunidade de continuar em atividade.

“Sempre tive as portas abertas. É uma área acessível para quem busca uma nova chance profissional no mercado de Telesserviços”, afirma.

Ele ingressou na empresa em 2023 e atua como atendimento multiskill. Segundo Eugenio, o trabalho vai além da necessidade financeira. “Sou feliz com o que faço, pois, dessa forma, posso ajudar os clientes, além de me manter ativo”, avalia.

50+ em ascensão no mercado de trabalho

Outro exemplo é o de Luciano Baruque, que, aos 69 anos e 25 de experiência no setor, traz uma bagagem que impressiona. Metalúrgico por 20 anos, ele começou sua carreira profissional no Telesserviço, no setor de call center na antiga Telefônica, onde atuou como analista, e, após a criação da Atento pela Telefônica, fez uma migração espontânea para a nova empresa.

Ao longo de sua trajetória na Atento, Baruque atuou em diversas áreas, incluindo facilities, TI e infraestrutura, onde montou uma consultoria interna e gerenciou o prédio da matriz. Recentemente, foi promovido ao cargo de gerente de Planejamento de Capacidade Produtiva. Ele ressalta que antigamente as pessoas com essa faixa etária praticamente não tinham espaço no mercado de trabalho.

“Hoje vemos uma mudança. O processo de aprendizagem do jovem é muito rápido, mas sua produção oscila. Já os profissionais mais velhos podem demorar mais para atingir o pico de produtividade, mas, uma vez alcançado, é constante”, considerou.

Baruque acredita que os mais velhos têm menos a arriscar e são mais responsáveis, o que os torna ferramentas valiosas no trabalho. “Fui promovido este ano, na véspera do meu aniversário. Isso me encheu de orgulho, não apenas pela promoção, mas porque a empresa pratica inclusão”, confidenciou.

O gerente também participa de um grupo de aliados voluntários promovido internamente pela Atento que visa fomentar o respeito mútuo e promover um convívio harmonioso entre as diferentes gerações que lá trabalham.

“Combater o etarismo é fundamental. Não se trata apenas dos mais velhos, mas de uma questão de respeito por todas as idades”, considera.

Eugenio e Baruque compartilham a motivação de trabalhar porque realmente gostam do que fazem, o que se reflete na dedicação e entusiasmo que empregam. Ambos não apenas buscam se manter ativos, mas também encontraram um propósito no segmento de Telesserviços que busca enriquecer suas vidas profissionais.

Com isso, essas histórias se complementam de forma única: Eugenio se reinventando, e Baruque, um veterano da área, mostrando que o setor de Telesserviços é um espaço onde a inclusão de profissionais 50+ está em ascensão. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas