Shopee inaugura dois hubs logísticos em Minas Gerais

A Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, inaugurou dois novos centros logísticos em Minas Gerais visando mais agilidade nas entregas. Os novos espaços estão nas cidades de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Montes Claros, no Norte do Estado, pontos considerados estratégicos pela empresa.
Os novos hubs logísticos operam no modelo de ‘última milha’, ou seja, aqueles responsáveis por roteirizar e expedir os veículos que realizam as entregas aos consumidores finais no Estado. Diferentes dos centros de ‘primeira milha’ que são aqueles que recebem os produtos da coleta dos vendedores e direcionados aos centros de distribuição.
Minas Gerais é, atualmente, o segundo estado com mais lojistas registrados na Shopee, perdendo apenas para o estado de São Paulo.
Para a Shopee, Minas é de suma importância para as operações dos negócios, exatamente pelo alto número de vendedores e consumidores, representando um grande volume de operações. “Não à toa seguimos investindo em hubs logísticos e possuímos nosso Centro de Distribuição no Estado também”, informa a empresa, se referindo ao centro de distribuição em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Com as duas novas unidades inauguradas no interior do Estado, a empresa chega a 14 centros logísticos e um centro de distribuição em Minas Gerais. Além da capital Belo Horizonte, estão presentes nas cidades de Contagem, Juiz de Fora, Vespasiano, Divinópolis, Uberlândia, Varginha, Pato de Minas, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Lagoa da Prata, Manhuaçu e Ipatinga.
No Brasil, a Shopee tem mais de 100 hubs logísticos em operação em diversas cidades e estados. Além disso, são 8 centros de distribuição no modelo cross-docking, localizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia e Pernambuco, que juntas, possuem capacidade para atender mais de 1,5 milhão de pacotes diariamente.
A modalidade conhecida como cross-docking, é aquela em que as mercadorias dos lojistas são coletadas, separadas e consolidadas para os hubs de última milha, onde são entregues ao consumidor final. Este modelo é orientado pela velocidade, portanto, não há armazenamento de produtos e os pedidos ficam no local por menos de 24 horas.
Cidades foram escolhidas de forma estratégicas
De acordo com a Shopee, as cidades sedes para os hubs logísticos são escolhidas de forma estratégica para dar vazão aos pedidos e otimizar as entregas. Os hubs logísticos são espaços que funcionam como pontos de recebimento para a redistribuição de mercadorias.
Para os dois novos espaços, os critérios de escolha foram baseados no volume de pedidos de cada região e sua localização. “Entendemos que inaugurar hubs de última milha nas cidades de Governador Valadares e Montes Claros colabora com o nosso objetivo de melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores e dos vendedores brasileiros por meio da otimização dos processos, desde a coleta dos produtos até a entrega”, informou a empresa.
Shopee investe no Brasil há quatro anos
A empresa que faz parte da Sea Limited, foi lançada em 2015, em Singapura, no Sudeste Asiático, e em Taiwan, ao Leste da China.
No Brasil, a Shopee iniciou suas operações em 2019 com equipe local e escritórios, na cidade de São Paulo. Atualmente, a empresa conta com 3 milhões de vendedores e desde 2021 vem intensificando a presença no Brasil, quando abriu seu primeiro centro de distribuição.
Como parte da expansão e melhorias na experiência dos usuários, a Shopee inaugurou no último ano no Brasil mais de 60 hubs logísticos. Além de investir em esteiras de separação automática de produtos em algumas unidades para aumentar a produtividade. O novo recurso, de acordo com a empresa, torna a operação mais eficiente e aumenta a capacidade de produção.
Além disso, tanto a coleta em vendedores (primeira milha) como a entrega de pacotes de produtos comercializados na Shopee para os consumidores são feitas com parceiros logísticos. A frota de veículos cresceu, no primeiro semestre deste ano, mais de 40% comparado se comparados com o segundo semestre de 2022 e alguns veículos chegaram a receber o envelopamento da marca.
Ouça a rádio de Minas