Economia

Shopping Del Rey deve ter loja do Supermercados BH

O Supermercados BH, quinta maior rede do País, estaria se instalando em metade da área onde funcionava o Carrefour no Shopping Del Rey | Crédito: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio
Espaço no mall que era ocupado pelo Carrefour seria dividido entre a rede e a Vestcasa

O Supermercados BH deve ser a mais nova operação do Shopping Del Rey, na região Noroeste de Belo Horizonte. A rede, quinta maior do País, conforme o Ranking 2022 da Associação Brasileira de Supermercadistas (Abras), negocia o espaço ocupado pelo Carrefour no mall por quase 20 anos, fechado em meados deste mês.

A reportagem do DIÁRIO DO COMÉRCIO conversou com diferentes fontes, que confirmam a presença de caminhões do BH nas docas do centro de compras bem como de funcionários com uniforme da rede transitando pelos corredores fora do horário de grande fluxo de clientes. Profissionais que irão atuar na nova loja também já teriam sido contratados.

“Em alguns horários ouvimos, inclusive, barulho de obras. Acredito que já estejam fazendo a montagem das gôndolas”, afirmou o gerente de uma das lojas do terceiro piso do centro de compras.

Já um fornecedor do supermercado que pediu para ter sua identidade preservada confirmou que os trabalhos de montagem estão intensos e que a loja deve ser inaugurada nas próximas semanas.

“Geralmente, eles inauguram as lojas às terças ou quintas. Eles vão ocupar metade das oito portas que eram utilizadas pelo Carrefour. As demais serão destinadas a uma loja de departamento”, contou.

A reportagem apurou que a loja deve ficar pronta em aproximadamente três meses.

Vestcasa deve dividir espaço com Supermercados BH

Nesse sentido, outro lojista do Del Rey disse que pode se tratar da Vestcasa, rede de utensílios domésticos e de decoração, que estaria chegando ao mall. “Eles estão vindo para o shopping e precisam de uma loja ampla. Lá seria o ideal”, comentou, pedindo anonimato.

A reportagem tentou contato com a Vestcasa, sem sucesso. A rede tem 15 anos e conta com mais de 70 lojas espalhadas pelo Brasil. Seu mix vai de utilidades domésticas, passando por roupas de cama, decoração, mesa, itens de empório até bebidas e itens de petshop. Em Minas, a empresa já está presente em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Procurado, o Supermercados BH confirmou a negociação. Já a administração do shopping disse apenas que “os sócios, responsáveis pela gestão da área, estão em negociação com o mercado, de uma forma geral”.

Carrefour encerrou atividades no Del Rey após quase 20 anos

Em maio, o DIÁRIO DO COMÉRCIO antecipou com exclusividade o fechamento do Carrefour no Shopping Del Rey. Na época, o grupo atribuiu a decisão à estratégia de integração com as lojas do Grupo BIG, cujos processos de conversão ocorrem desde setembro do ano passado. Porém, informações de funcionários e interlocutores do negócio davam conta de que reajustes do aluguel inviabilizaram a operação. Essas mesmas pessoas dizem que outras lojas estão revendo suas unidades no centro de compras pelo mesmo motivo.

“De acordo com avaliações realizadas, concluímos que a unidade Hipermercado Del Rey não seria uma opção diferenciada para os clientes, que já possuem cobertura de outras bandeiras. Assim, decidimos encerrar as suas atividades”, disse o Carrefour em nota, à época.

Já na ocasião tiveram início as especulações a respeito de quem assumiria a operação. Em maio, a reportagem fez contato com as principais redes com atuação na Capital e todas negaram qualquer negociação com a Br Malls – administradora do centro de compras. Agora, o BH já admite “que está em negociação com o empreendimento”.

Supermercados BH em expansão dentro e fora de MG

A força e a expansão do Supermercados BH não param por aí. Há duas semanas, o DIÁRIO DO COMÉRCIO noticiou a expansão da rede para fora de Minas Gerais. A empresa confirmou a aquisição de lojas do Epa e Mineirão Atacarejo, que pertencem ao Grupo DMA, já em operação no Espírito Santo há duas décadas. A expectativa é que a transição tenha início agora em julho.

Mas a troca de bandeiras não se restringe apenas ao Espírito Santo. Uma das fontes que confirmou a chegada da rede ao Shopping Del Rey confidenciou à reportagem que o BH também está assumindo operações do Grupo DMA no Triângulo Mineiro. Lojas de Uberaba e Uberlândia, por exemplo, já tiveram as bandeiras convertidas.

“A tendência de mercado é essa: enquanto um dissolve, outro absorve. São ajustes normais. E a bandeira BH é muito forte e puxa negócio. Assim, as outras bandeiras que não têm muita performance e estão perdendo rentabilidade acabam perdendo espaço”, comentou.

Atualizado em 29/06 às 09h54

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas