Projeto cooperativista mineiro de implantação de usina fotovoltaica será apresentado na COP30
O projeto de instalação de uma usina solar fotovoltaica para abastecer a Santa Casa de Piumhi, no Centro-Oeste de Minas, será apresentado pela Sicoob Credialto durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento global, que será sediado em Belém, no Pará, vai ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano.
A iniciativa, intitulada “Compartilhando Energia, Multiplicando Saúde: Cooperando por uma Saúde Sustentável”, foi selecionada pelo Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) como uma das experiências que representam o cooperativismo brasileiro no enfrentamento das mudanças climáticas.
Leia também: COP30 em Belém: desafios e oportunidades climáticas para a indústria brasileira
Resultados
O projeto mobilizou cooperados e a comunidade local na arrecadação de recursos para o planejamento e implantação da usina, que foi instalada no telhado da instituição. Segundo a Sicoob Credialto, a iniciativa já reduziu em cerca de 40% os custos de energia elétrica do hospital. A economia mensal é de cerca de R$ 12 mil, valor que passou a ser reinvestido na modernização da infraestrutura hospitalar e em novos equipamentos.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credialto, Nelson Soares de Melo, a experiência mostra como o cooperativismo pode contribuir para o desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental. “O projeto demonstra que é possível gerar impacto positivo, reduzindo emissões de carbono e fortalecendo o desenvolvimento territorial sustentável”, afirma o dirigente.
Com a substituição parcial da energia da rede elétrica e do uso do gerador, a usina fotovoltaica reduziu em 25% as emissões de CO₂ da instituição. A Santa Casa atende cerca de 109 mil habitantes de sete municípios: Piumhi, Capitólio, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Pimenta, Doresópolis e Guapé.
ODS abarcadas com a iniciativa
O projeto também foi reconhecido por sua contribuição a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, são eles:
- Energia Limpa e Acessível (ODS 7)
- Ação Climática (ODS 13)
- Saúde e Bem-Estar (ODS 3)
- Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11)
- Consumo e Produção Sustentáveis (ODS 12)
- Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).
Segundo a OCB, a seleção do projeto considerou cinco eixos do Manifesto do Cooperativismo Brasileiro para a COP 30: segurança alimentar e agricultura de baixo carbono; financiamento climático e valorização das comunidades; transição energética e desenvolvimento sustentável; bioeconomia e uso eficiente dos recursos naturais; e adaptação e mitigação de riscos climáticos. A experiência do Sicoob Credialto será exibida em formato digital, nos tótens do evento e no portal Coop na COP30.
Ouça a rádio de Minas