Simpósio sobre atração de investimentos mobiliza Pedro Leopoldo e reúne representantes públicos e privados

Visando promover conhecimento e articulação em torno da atração de investimentos e diversificação econômica nos municípios mineiros, a cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), sediou nessa terça-feira (12) a edição local do Simpósio SYNAPTIC – Atração de Investimentos no Contexto Regional.
Cerca de 80 participantes entre empresários, autoridades, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas se reuniram no auditório do Senai para participar do evento.
A iniciativa foi organizada pela TSX Invest, em parceria com a Prefeitura de Pedro Leopoldo e o Instituto Brasileiro de Apoio à Política (IBAP), e contou com apoio de entidades como Invest Minas, BDMG, Federação da Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
Para o CEO da TSX Invest e um dos palestrantes do simpósio, Carlos Henrique Guedes, o resultado foi além do esperado. “Foi muito acima das nossas expectativas. Esperávamos um público de 50 a 60 pessoas e tivemos mais de 80 participantes. O grande objetivo era despertar a sociedade para a importância da atração de investimentos e conseguimos”, afirmou.
O sucesso da edição em Pedro Leopoldo já abriu caminho para novas agendas. De acordo com Guedes, estão sendo organizadas edições do Simpósio SYNAPTIC em outras cidades mineiras, como Uberaba e Uberlândia, além de municípios em outros estados, como Nova Floresta e Rondonópolis, no Mato Grosso.
Simpósio teve programação diversa
O encontro teve uma programação intensa de apresentações técnicas e institucionais com foco em estratégias práticas para desenvolvimento regional e promoção de um ambiente mais favorável ao investimento. Entre os temas discutidos estiveram inteligência territorial para atração de empresas, políticas públicas de fomento, incentivos estaduais, ESG e legado socioeconômico.
As palestras foram conduzidas por especialistas e representantes de entidades como Invest Minas, BDMG e da própria TSX Invest, Intelligence Unit e TSX Group. Entre os destaques do conteúdo, foram apresentados casos de sucesso da InvestBH e de programas semelhantes em andamento no Mato Grosso, que já demonstram impactos positivos na diversificação econômica regional.
Além dos especialistas, participaram da abertura o prefeito de Pedro Leopoldo, Emiliano Braga, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Matheus Ustch, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Frederico Amaral, reforçando a importância do alinhamento entre os entes públicos locais e estaduais no fomento ao desenvolvimento.
Público e método qualificados
Segundo Guedes, o público do simpósio foi composto majoritariamente por stakeholders locais – empresários, gestores públicos e lideranças que vêm, ao longo dos anos, investindo no crescimento de Pedro Leopoldo.
“Estavam presentes representantes do Executivo, Legislativo, setor privado e também de órgãos técnicos. O pessoal até brincou que 95% do PIB de Pedro Leopoldo estava ali no auditório”, comentou o organizador.
Ele também destacou que a metodologia aplicada no simpósio segue padrões internacionais, com base em práticas do Banco Mundial, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e de agências internacionais de fomento, como a FDI Markets de Londres.
“Esse modelo permite estabelecer um elo positivo entre os agentes locais e as melhores práticas globais em atração de investimentos. Isso sim tem impacto direto na economia do município”, explicou.
A expectativa é que eventos como este fortaleçam a cultura do planejamento estratégico territorial voltado ao investimento, incentivem parcerias entre poder público e setor produtivo e consolidem a imagem dos municípios mineiros como ambientes preparados para receber novos negócios.
Ouça a rádio de Minas