Economia

Sinduscon e Cbic realizam o Construa Minas em BH

Durante o evento, que acontece na próxima semana, será lançado o Censo do Mercado Imobiliário
Sinduscon e Cbic realizam o Construa Minas em BH
A construção civil é o carro-chefe que está auxiliando a retomada econômica no pós-pandemia | Crédito: Arquivo DC

Belo Horizonte recebe na próxima semana a primeira edição do Construa Minas. O evento pretende reunir cerca de 3 mil especialistas, empresários e profissionais do setor da construção, além de dirigentes e representantes de entidades parceiras. Durante o evento, será lançado o Censo do Mercado Imobiliário em Minas Gerais. Trata-se de um levantamento inédito que dispõe de dados de vendas, lançamentos e estoque de imóveis novos no Estado.

O Construa Minas é uma iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e será realizado entre os dias 17 e 21 de outubro em formato híbrido. 

Serão 80 palestrantes e mais de 100 horas de conteúdo sobre temas como inovação, sustentabilidade e industrialização. Este será o primeiro encontro regional do “Construa – Onde a Construção do Brasil se encontra”, programação anual que pretende percorrer todo o Brasil para discutir temas estratégicos do setor e do mercado imobiliário tanto estadual quanto nacional.

A Cbic tem cerca de 100 entidades associadas espalhadas pelo País e realiza anualmente o Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), maior evento brasileiro do setor. No entanto, havia uma necessidade de criar uma maior aproximação da Cbic com as 27 unidades da federação. Assim, surgiu a proposta de criar o Construa, de acordo com o presidente do Sinduscon-MG, Renato Michel.

Ele afirma que o Construa “aproxima e cria uma sinergia” entre as entidades e destaca que a capital mineira será a anfitriã do encontro que também acontecerá em outros estados. “É um evento que veio para ficar e para fazer a aproximação das questões nacionais e regionais”, afirmou. 

O executivo do Sinduscon-MG destaca que o evento, organizado em quatro meses, superou as expectativas e que são 28 entidades participantes – todas ligadas à construção. Michel ressalta também que a programação está dividida em dois momentos: segunda, terça e quarta com caráter regional e quinta e sexta com foco nacional.

Segundo ele, as palestras vão ocorrer durante toda a semana de forma simultânea e em locais distintos “como uma Olimpíada”. O presidente do Sinduscon-MG ainda ressalta que o Construa é responsável, por exemplo, pelo site, credenciamento, divulgação e programação, o que deixa livre para as entidades organizarem as suas próprias palestras, temas e pautas de acordo com suas necessidades. 

Renato Michel salienta que a construção civil é o carro-chefe que está auxiliando a retomada econômica do País no pós-pandemia e que o encontro vem também para celebrar isso. De acordo com ele, a expectativa para o fechamento do ano do setor é novamente de crescimento.

Já o presidente da Cbic, José Carlos Martins, destacou a importância do encontro para o futuro do setor. Segundo ele, em um momento de mudanças no mundo e com definições eleitorais no País, é muito importante estar reunido para discutir o que as entidades podem fazer para desenvolver o setor e torná-lo cada dia mais forte. 

Lançamento do Censo do Mercado Imobiliário em Minas Gerais

Um dos destaques do Construa Minas será o lançamento do Censo do Mercado Imobiliário em Minas Gerais. O levantamento inédito dispõe de dados de vendas, lançamentos e estoque de imóveis novos no Estado. Conforme o presidente do Sinduscon-MG, Renato Michel, o Censo “será um divisor de águas”. Segundo ele, “Minas Gerais é o segundo Estado do Brasil a ter uma pesquisa estadual”. 

Ele destaca que o Sinduscon-MG já realiza há sete anos uma pesquisa de apartamentos e edifícios de Belo Horizonte, Nova Lima e mais 10 cidades da região metropolitana. Com esse novo levantamento, serão incluídos também os dados de loteamento. Outra novidade é o fato de que as principais cidades do interior, representantes de 55% do PIB do Estado, serão incluídas na pesquisa. 

A apresentação do novo levantamento será na programação do dia 19, durante o 4º Congresso do Mercado Imobiliário. Os participantes do congresso também terão acesso a palestras sobre temas como inovação dos registros imobiliários e futuro dos programas habitacionais e fontes de recursos para o financiamento imobiliário.

Um dia antes (18), o sindicato vai apresentar o 21º Congresso Sinduscon-MG de Materiais e Tecnologia”. O tradicional evento técnico terá o tema “Principais patologias em edificações: prospecção, análises e ações”. Com uma série de palestras, a ideia é debater inovação no setor e propor diagnósticos e soluções práticas sobre patologias em edificações. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas