Sistema de Transportes Metropolitano terá governança integrada

O Sistema de Transportes Metropolitano passará a ser organizado de forma conjunta entre o governo do Estado e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem. As três gestões executivas assinaram um protocolo de intenções de governança integrada do sistema. O objetivo é ter um canal institucional para, conjuntamente entre as três administrações, decidir por intervenções em mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“Sempre há problemas nestes municípios, cada um desenvolve seu sistema de transporte público, de trânsito, pensando só na cidade. A gente quer que eles conversem entre si e desenvolvam processos de mobilidade que sejam comuns aos municípios”, afirma o presidente da autarquia municipal de Trânsito e Transporte contagense, Sant Clair Schmiett Terres.
O grupo de trabalho entre Estado, prefeituras de Belo Horizonte e Contagem para o Sistema de Transportes Metropolitano decidirá como deverão ser realizadas as obras no plano do corredor Amazonas, com impactos tanto na Capital quanto na cidade vizinha, e estações de metrô integradas com ônibus na futura linha 2, além de outras melhorias. As reuniões das equipes começam já no próximo mês.
O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Minas Gerais (Seinfra), Pedro Calixto, diz que a ideia surgiu exatamente com o projeto da Prefeitura de Belo Horizonte de implantação do BRT no corredor Amazonas, por naturalmente envolver a cidade de Contagem, além do governo do Estado. Metade dos ônibus que circula na avenida é de responsabilidade estadual, do Sistema de Transporte Metropolitano.
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O desafio de compartilhar a via com responsabilidades e interesses de prefeituras e governo apontou para a oportunidade formalizada com o protocolo, já que a avenida Amazonas não oferece a possibilidade territorial encontrada nos corredores das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado.
Metrô também
A implantação da linha 2 do metrô na RMBH, incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), também reserva impactos para Belo Horizonte e Contagem. Ao menos duas estações de metrô serão integradas com os sistemas de ônibus. Possivelmente também uma terceira estação é vista com potencial para essa integração.
A partir de desafios como a ideia da governança integrada, evoluiu também para o desenvolvimento de melhorias ao Sistema de Transportes Metropolitano nos médio e longo prazos. “O protocolo vem exatamente para definir quais serão os papéis de cada um nessa organização no sistema de transportes”, explica Calixto.
O secretário Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Leandro César Pereira, declarou que o protocolo é fundamental para criar agendas em comum, entre as cidades e o Estado, para questões que envolvam a mobilidade urbana na RMBH. “A prefeitura está em fase final de licitação do projeto BRT Amazonas, a previsão é que a gente faça a assinatura nos próximos dias. E com esse contrato, vamos desenvolver todo o projeto de engenharia para a implantação do BRT”, disse.
A governança compartilhada incluirá não apenas discussões para integração dos sistemas de bilhetagem eletrônica do metrô da RMBH, do BRT Amazonas, mas também o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Contagem, em fase de implantação.
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