Antônio de Salvo é eleito presidente da Faemg

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) tem novo presidente. A chapa 1, Inova Faemg, foi a vitoriosa. Com 198 votos, o engenheiro agrônomo e produtor rural Antônio Pitangui de Salvo foi eleito. A chapa 2, Renovação + Participação, de Breno Pereira de Mesquita, recebeu 107 votos. Na apuração, houve um voto em branco. O mandato do presidente atual, Roberto Simões, termina no fim de novembro.
Segundo o presidente eleito da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, a sensação é de dever cumprido, com a ajuda de todos. “A gente trabalhou muito em cima de inovação e do engajamento dos sindicatos. O Sistema Faemg precisa continuar forte e atuante em favor dos produtores rurais mineiros. O Sistema Faemg/Senar/Inaes/Sindicatos existe para isso. Será uma honra passar os próximos quatro anos representando esse setor que tanto gosto. Precisamos trabalhar em conjunto, e a Faemg está aí para isso. Vamos caminhar em frente. Somos todos produtores rurais, sindicatos rurais, e vamos trabalhar juntos para defender Minas e o Brasil.”
Roberto Simões, atual presidente do Sistema Faemg/Senar/Inaes/Sindicatos, ficou satisfeito com o resultado. “Estamos extremamente contentes com a eleição deste ano. Os candidatos fizeram uma campanha muito elevada. Tivemos a presença de cerca de 320 eleitores. É uma representação muito forte, o que demonstra a maturidade dos nossos sindicatos, do nosso Sistema. Estou satisfeito de ter cumprido a minha parte, de preparar o ambiente para campanhas democráticas. Cumprimento o Toninho, vitorioso, e abraço o derrotado, Breno, que deu sua contribuição e teve coragem de ser candidato também. Espero que, passado este processo, nos unamos outra vez, porque nossa causa é única e necessita da união de todos.”
Antônio Pitangui de Salvo nasceu em Curvelo. É casado com Daniela Maia e tem três filhos. Chamado de Toninho pelos amigos, é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e pecuarista de corte. Trabalha com Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com suas propriedades dentro do protocolo Carne Carbono Neutro (CCN).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
É presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Comissão Nacional de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, e também é vice-presidente da Faemg.
É filho de Antonio Ernesto de Salvo, fundador do Sindicato Rural de Curvelo, ex-presidente da Faemg (1987-1990) e da CNA (1990 -1996 e 1999-2007). Em sua homenagem foi batizado o Instituto do Sistema Faemg voltado para o estímulo da pesquisa e inovação no campo, o Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes).
Ouça a rádio de Minas