Sistema Ocemg atendeu no ano passado cerca de 16 mil pessoas
O Sistema Ocemg, formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), tem na capacitação um dos seus pilares. Atualmente com 780 cooperativas, atendeu no ano passado cerca de 16 mil pessoas em seus vários programas de educação corporativa.
De acordo com a gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, a educação está no próprio cerne do cooperativismo que tem no seu quinto princípio “educação, formação e informação”. “Mais de 500 cooperativas passaram pelo Sescoop em 2017.
Trabalhar a educação – a formação das lideranças – é imprescindível para que as cooperativas alcancem seus objetivos de dar resultados econômicos – de acordo com o princípio três: ‘participação econômica’ – e relevância social, – segundo o sétimo princípio ‘interesse pela comunidade’. Temos sentido uma adesão muito grande das cooperativas e dos gestores. Quando vemos as corporações em geral investindo realmente, conseguimos observar que elas têm um nível de gestão, resultado e satisfação dos atores envolvidos muito mais elevado que as demais” explica Andréa Sayar.
A capacitação do líder passa pela conscientização do seu papel. Uma equipe motivada e bem preparada não costumar alcançar os resultados esperados se a sua liderança não está preparada para ser um incentivador, um motivador moral e efetivo. A Ocemg e o Sescoop-MG têm se tornado referência nacional na formação de líderes cooperativistas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) – que é voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas; com o objetivo principal de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas – é desenvolvido de maneira própria em Minas, gerando uma série de programas voltados para a realidade mineira.
“O PDGC disponibiliza uma série de indicadores a partir dos quais fazemos o desenvolvimento de produtos específicos para que as cooperativas mineiras se coloquem como organizações competitivas sem perder a sua identidade cooperativista”, pontua a gerente de Capacitação do Sistema Ocemg.
Um desses programas é o Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). O Sistema Ocemg também oferece workshops sobre a melhoria de diversos processos dentro das cooperativas. Esses workshops podem ser feitos de forma regionalizada. Além de programas internacionais em parceria com a Universidade Católica de Lisboa e a Universidade de Saint Gallen, na Suíça.
Além desses cursos, o Sistema fomenta a participação dos líderes em outras atividades reconhecidas no âmbito da gestão como o Programa de Gestão Avançada (APG) da Amana-Key e são oferecidas oportunidades em reuniões e outros processos de integração como o Fórum Cooperativista, também realizado pela FDC.
“Para participar a cooperativa precisa ser registrada no Sistema Ocemg e buscar no site as oportunidades a partir do preenchimento de um autodiagnóstico. É a partir dele que a nossa equipe vai entrar em contato e identificar as necessidades da cooperativa. Existem programas específicos como o Formacred, para as cooperativas de crédito, e o Pordecoop Saúde, para as cooperativas de saúde e o Curso Ópera, que é um MBA desenvolvido pelo Sebrae (Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e executado por nós. Em 2018, vamos lançar o Prodecoop Agro e um programa para formação de agentes de transformação social, que são aqueles profissionais que fazem a interlocução da base cooperada e a gestão da cooperativa”, anuncia a gestora.
Ouça a rádio de Minas