Economia

Special Dog iniciará construção de fábrica em Mateus Leme neste semestre

Empresa vai instalar uma fábrica em Mateus Leme, na Grande BH, com investimentos de R$ 300 milhões
Special Dog iniciará construção de fábrica em Mateus Leme neste semestre
Centro de distribuição da Special Dog Company, em Extrema, no Sul de Minas Gerais | Crédito: Thyago Henrique

A Special Dog Company, produtora de ração animal, iniciará o trabalho de construção da sua primeira planta em Minas Gerais, no distrito de Azurita, em Mateus Leme, com a terraplanagem do terreno, que deverá começar entre abril e junho deste ano. O terreno de 90 mil metros quadrados já foi adquirido e a empresa está no processo de elaboração de documentos e obtenção de licenças junto aos os órgãos regulamentadores para início da construção. Os investimentos devem somar R$ 300 milhões. O projeto foi antecipado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO.

A unidade fabril de Mateus Leme ocupará uma área de 20 mil metros quadrados e a expectativa é que a planta inicie o processo operacional no primeiro trimestre de 2026, inicialmente com a linha de ração seca, em apenas uma linha de produção, que deverá produzir cerca de 5 mil toneladas por mês. Porém, a capacidade total da planta será a produção de 10 mil toneladas de ração por mês.

De acordo com a diretora administrativa da Special Dog Company, Priscila Manfrim, a empresa está em processo de cotação junto às construtoras para iniciar a obra industrial e dar seguimento ao projeto. “Os equipamentos para a unidade já estão sendo adquiridos no mercado, pois alguns são importados. E pelo fato de serem importados ainda demandam um tempo mais longo de entrega”, constatou.

A expectativa da Special Dog Company é iniciar as operações da fábrica com algo entre 120 e 150 colaboradores e chegar entre 300 e 350 colaboradores quando estiver com maior capacidade produtiva. “Estamos no momento de definição da estrutura corporativa. Definindo quais os cargos, responsabilidades e atribuições que vamos precisar nessa nova planta. Não somente o operacional, mas também o suporte de área”, pontuou.

Segundo a diretora da empresa, a produção na unidade de ração da Special Dog em Mateus Leme vai aumentar de forma gradativa e de acordo com a ampliação do mercado.

“Para alcançar o teto produtivo da unidade de Mateus Leme dependemos de uma expansão muito considerável de mercado. Buscaremos abrir o mercado e buscar uma certa estruturação para atingir um bom nível de maturidade, tanto da força de vendas quanto presença de marca antes de partir para uma nova área. Não atuamos como distribuidores, toda a nossa entrega é feita por meio de uma frota própria e especializada”, explicou.

Atualmente, a matriz da empresa está com a produtividade muito próxima à capacidade total e, para a diretora administrativa, sempre foi muito claro que seria necessária uma expansão no volume produzido, considerando o modelo de negócio, logística própria e a força de vendas que eles possuem, a empresa demandaria ter uma unidade fora de Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo.

Opção por Minas Gerais é estratégica

Priscila Manfrim: nova unidade pode gerar até 350 empregos | Crédito: Divulgação / Special Dog Company
Priscila Manfrim: nova unidade pode gerar até 350 empregos | Crédito: Divulgação / Special Dog Company

“Com a fábrica em Minas, iremos atender regiões novas, pensando em expansão de mercado e área de atuação, pela maior proximidade como Espírito Santo e com a região Nordeste do País, onde ainda não atuamos. Mas também atenderemos regiões onde já temos presença de mercado, como Minas Gerais e Rio de Janeiro. Como estratégia logística será mais interessante atendermos através nova fábrica que da matriz, o que vai nos permitir aumentar o volume nas regiões que atendemos pela matriz, como é o caso do Rio Grande do Sul, onde temos uma perspectiva de crescimento interessante nesse novo mercado”, explicou.

A matriz da Special Dog produz algo entre 24 mil e 26 mil toneladas de ração por mês e registrou crescimento nos negócios, entre 2019 e 2023, de 177%. Com a implantação da filial em Minas Gerais os negócios devem ter um incremento de 12% em 2024.

“O principal motivo de virmos para Mateus Leme foram as melhores condições de expansão e visando atender a nossa demanda de crescimento previsto para os próximos anos no segmento de ração. Também vejo com uma oportunidade de replicar nossos valores e cultura organizacional em uma região muito diferente de onde a empresa se desenvolveu para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região”, avaliou.

Priscila adiantou que não são todos os produtos da nova planta que vão para o Centro de Distribuição (CD), que a empresa possui em Extrema. “O CD receberá produtos das duas plantas, mas vamos ter toda uma estrutura de estocagem, armazenagem, inspeção e distribuição saindo diretamente da unidade da Special Dog em Mateus Leme. Para atender as áreas de atuação de forma mais eficiente”, explicou a diretora.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas