Economia

Startup de gestão se transforma em plataforma e vence desafios da pandemia

Startup de gestão se transforma em plataforma e vence desafios da pandemia
Crédito: Divulgação

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de serviços gerou cerca de 126 mil vagas de trabalho nos primeiros seis meses de 2021, quando o país gerou 1.536.717 empregos com carteira assinada.

No meio desta estatística estão empresas de pequeno porte e startups que, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, conseguiram crescer. Mais do que crescer, tiveram que mudar completamente o modo de funcionar para continuar atuando no mercado. É este o caso da K2Go, sediada em Curitiba (PR) e com uma base operacional em Belo Horizonte.

Quando foi decretada a pandemia, em março de 2020, a recém-criada startup, com atuação no setor odontológico, estava com a agenda preenchida até a metade do ano, mas teve todos os seus contratos suspensos. Em razão disso, sobreviveu por três meses no lucro cessante, ou seja, sem nenhum faturamento.

Com o formato de atendimento à distância imposto pela pandemia, e a ideia de expandir a consultoria para a plataforma de educação Comunidade K2Go, a startup inaugurou um novo momento.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Por causa da mudança e em função da crescente demanda pelos seus serviços, a K2Go aumentou em 300% seu quadro de colaboradores e em 100% no faturamento.

O atendimento on-line trouxe outros ganhos como tempo e efetividade, pois no lugar das viagens semanais para levantamento de dados e realizar longas reuniões, hoje o trabalho é feito virtualmente com a mesma qualidade na entrega.

Agora há mais disponibilidade das equipes e redução no custo de viagens, o que gerou ganho de escala. Desde então, no último ano, a K2Go já contabiliza mais de cem consultorias realizadas ou em andamento.

Empreendedores comunicadores

A plataforma Comunidade K2Go é uma espécie de rede social própria, com mais de 250 usuários, na qual são realizadas diversas interações e onde os profissionais compartilham conhecimentos de técnicas específicas, fazem cursos gratuitos, podem publicar conteúdo e têm à disposição uma loja virtual para dentistas e laboratórios de prótese.

O modelo, sem precedentes neste setor, tem por trás os empreendedores e antigos parceiros de negócios, Marcos Kogut e Thiago Kempen.

Eles reuniram suas experiências no ramo odontológico e de próteses dentárias para oferecer a consultoria, em uma abordagem que contempla conhecimentos de planejamento financeiro, processos, recursos humanos e marketing.

Um dos diferenciais da dupla é o jeito de se comunicar com os clientes e com o público por meio de uma frequente rotina de lives e podcasts, ouvidos em mais de 15 países. Nas conversas ao vivo eles tratam de temas relacionados ao universo da Odontologia, recebem convidados e exploram as histórias dos empresários por trás dos laboratórios de prótese e clínicas odontológicas.

Por seu modelo inovador, a K2Go foi a vencedora, em 26 de março de 2021, do Desafio Serasa Experian para Micro e Pequenas Empresas, o maior prêmio de inovação para pequenos empreendedores do Brasil. A startup foi selecionada entre outras 1325 empresas de todo o país.

Com o valor obtido a K2Go fez contratações e lançou um aplicativo disponível para Android (e em breve para IOS), aumentando a capilaridade da plataforma e facilitando o acesso à informação e educação para todos os profissionais do setor odontológico.

Referência mundial

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a política de saúde bucal do Brasil é vista como referência internacional e a integração da saúde bucal no sistema público de saúde é a maior e mais bem-sucedida em todo o mundo.

No segmento odontológico atuam mais de 500 mil profissionais – entre dentistas, técnicos e auxiliares. Existem no Brasil quase 60 mil clínicas odontológicas e quase 3 mil laboratórios de prótese.

Enquanto mercado, o ramo odontológico é um celeiro de oportunidades para empreendimentos como a K2Go. Trata-se de um setor bilionário onde estima-se que as clínicas realizem em torno de 3 milhões de implantes por ano para os quais os laboratórios produzem cerca de 12 milhões de próteses dentárias.

Somente a produção industrial de materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos movimentou R$ 10,6 bilhões em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo).

Ainda que altamente tecnológicos e reconhecidos mundialmente pela excelência, especialmente pela qualidade estética e de funcionalidade das próteses dentárias, os laboratórios brasileiros enfrentam problemas de gestão devido à complexidade de suas operações. E é no contexto de melhoria deste quadro que a K2Go atua, no intuito de contribuir para que o Brasil também seja referência quando o assunto for a gestão dos empreendimentos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas