Economia

BH possui o 10º melhor ecossistema de startups da América Latina & Caribe

A capital mineira também ocupa o oitavo lugar na América do Sul e o quarto no Brasil
BH possui o 10º melhor ecossistema de startups da América Latina & Caribe
O ecossistema de Belo Horizonte registrou 3.241 pontos no último relatório da StartupBlink | Crédito: BH Tec / Divulgação

Belo Horizonte acaba de entrar para o Top 10 dos melhores ecossistemas de startups da América Latina e Caribe. A capital mineira registrou 3.241 pontos no último Índice Global de Ecossistemas de Startups 2023 da StartupBlink e subiu de 12º para o 10º lugar. Considerando apenas as cidades sul-americanas, o município sobe para 8ª, uma posição acima de 2022.

Já no ranking global, Belo Horizonte ocupa a 187ª colocação, 28 posições acima do alcançado no índice de 2022. O relatório destacou o papel das startups sediadas em Belo Horizonte em setores de transporte, fintech e software e dados.

A StartupBlink ressaltou que a cidade possui algumas histórias de sucesso notáveis ​​que contribuem para o crescimento do setor de transporte. As startups mais promissoras da Capital em 2023, segundo o relatório, são Sympla, Rock Content e Sólides.

“Em Belo Horizonte há uma atração crescente de empreendedores para montar suas startups em setores como Transporte, Fintech, Software e Dados. Essas três indústrias representam cerca de 68% das startups representadas no Mapa do Ecossistema de Startups de Belo Horizonte”, aponta StartupBlink.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Cidades brasileiras se destacam em ranking regional

A lista regional é liderada pela cidade de São Paulo, que possui 34.831 pontos, mais que o dobro do segundo lugar, a Cidade do México (13.567). Além disso, São Paulo é a única brasileira entre os 100 melhores ecossistemas no mundo, figurando na 17ª posição. A capital da Colômbia, Bogotá, fecha o Top 3 da região com 9.891 pontos.

Por fim, vale dizer que o Brasil é o País com o maior número de cidades entre os 10 melhores ecossistemas da região. Além de Belo Horizonte e São Paulo, a lista ainda conta com Curitiba e Rio de Janeiro, em 6º e 7º lugares, respectivamente. Ele também é o país mais bem classificado no ranking mundial, ficando em 27º, com 9.606 pontos, uma posição abaixo do ano anterior.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas