Stellantis alcança recorde de produção no polo de Betim em 2024

O polo automotivo da Stellantis em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), alcançou, em 2024, a maior produção de veículos da planta desde a criação do grupo automotivo, em 2021. A produção do complexo industrial cresceu 7,9% no ano. No acumulado dos quatro anos de Stellantis, a produção da planta de Betim aumentou 27%.
Em 2024, foram fabricados mais de 468,6 mil automóveis no local – a fabricante superou todo a produção de 2023 (434 mil veículos) ainda em novembro do ano passado, quando alcançou 436,1 mil automóveis fabricados.
No polo automotivo da RMBH, o grupo obteve sucessivos recordes de produção mensal desde julho do ano passado. Naquele mês, foi alcançado o maior volume da planta em um mês após a criação da empresa (43 mil veículos). Em 2021, a fusão das montadoras Peugeot Citroën (Grupo PSA) e Fiat Chrysler Automobiles (FCA) criou o grupo Stellantis.
A partir do mês seguinte – agosto – a Stellantis sempre produziu mais de 45 mil veículos/mês na unidade. Patamar que jamais tinha sido alcançado no complexo industrial desde 2021.
O resultado do polo automotivo de Betim, ainda em agosto de 2024, ajudou a montadora a registrar o melhor mês de sua história na América do Sul em termos de quantidade de veículos fabricados. Naquele mês, a empresa produziu 88,7 mil automóveis em todo o continente.
A previsão da empresa era fechar o ano de 2024 com uma produção de 761,7 mil veículos no País. No Brasil, além de Betim, a companhia tem plantas em Goiana (PE) e Porto Real (RJ). Caso a expectativa tenha se confirmado, a planta da Stellantis na RMBH terá sido responsável por 61,5% da produção total do grupo automotivo em território nacional.
O presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, disse ao Diário do Comércio, em dezembro, que a expectativa da montadora para 2025 é que o mercado mantenha a tendência de crescimento e acompanhe o ritmo do ano de 2024, apoiado por um ambiente macroeconômico que deve estimular o consumo e impulsionar o setor.
O complexo de Betim é considerado estrategicamente importante para o Brasil e para o grupo. É uma das maiores plantas da Stellantis no mundo e possui autonomia tecnológica na América do Sul. A unidade mineira produz basicamente a linha de automóveis da Fiat, com destaque para a picape Fiat Strada, que segue como o carro mais vendido do Brasil.
A Stellantis pretende investir R$ 14 bilhões no local entre 2025 e 2030, o maior investimento nos quase 50 anos de história do complexo industrial. A inversão programada para a unidade faz parte dos R$ 32 bilhões que o grupo vai investir na América do Sul durante o período.
O valor servirá para impulsionar, justamente, o lançamento de 40 novos produtos e oito powertrains (sistema de tração elétrica do veículo) e apoiar o desenvolvimento de tecnologias bio-hybrid (com motor híbrido flex), inovações para a descarbonização da cadeia de suprimentos automotivos e a criação de novas oportunidades estratégicas de negócios.
Stellantis consolida liderança nas vendas
Líder no mercado de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul, a Stellantis também demonstra otimismo em relação às vendas. Em 2024, a Fiat emplacou 520,2 mil veículos e alcançou 20,9% de participação no mercado nacional. Foram emplacadas 45 mil unidades a mais do que o exercício anterior. A marca conquistou a primeira colocação do setor pelo quarto ano consecutivo.
O Fiat Strada foi o carro mais vendido do País em 2024. A picape encerrou o ano com 144,6 mil unidades vendidas e 5,8% de market share, alta de 0.3 ponto percentual (p.p) em relação a 2023. A Strada, junto da Toro e Titano, fizeram a Fiat liderar o segmento de picapes com 43,1% de participação no segmento. A marca também liderou os segmentos de hatches e vans.
Já o Fiorino foi o carro mais vendido na categoria B-Vans em 2024 e obteve a liderança nesse segmento, no geral, pelo 11º ano consecutivo. O furgão Scudo liderou as vendas na categoria D-Van em 2024. O modelo, lançado em 2022, foi o furgão mais vendido da categoria pelo segundo ano consecutivo. A Fiat lidera o segmento de vans desde 2010 e obteve 36,7% de market share no segmento em 2024.
Ouça a rádio de Minas