Stellantis confirma que Jeep Avenger será produzido no Brasil

Confirmando os rumores do mercado, a Stellantis anunciou, nesta quarta-feira (14), que o Jeep Avenger será produzido e vendido no Brasil a partir de 2026. A montadora, no entanto, não informou qual será a versão do veículo nem os demais detalhes da nacionalização.
Desde 2023, ventilava-se a possibilidade de o SUV compacto ser fabricado no País. A hipótese ganhou força no ano passado, quando protótipos do modelo foram flagrados, sob camuflagem, em testes no polo automotivo do grupo em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e nas ruas de Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Especulações iniciais apontaram que a produção nacional do Avenger ocorreria na planta industrial mineira, a maior da montadora no mundo em termos de potencial produtivo (650 mil veículos por ano), responsável por produzir os Fiat Argo, Mobi, Pulse, Fastback, Fiorino e Strada, além do Peugeot Partner Rapid. No entanto, indícios passaram a apontar a fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, como a escolhida para a montagem.
Um dos objetivos da Stellantis com o ciclo de investimentos programado para o polo fluminense, de R$ 3 bilhões, entre 2025 e 2030, é ampliar a capacidade produtiva (129 mil veículos por ano). Outro propósito é reforçar a aptidão multimarcas da unidade, que produziu, por anos, carros da Peugeot e Citroën, mas atualmente produz apenas carros da Citroën.
No momento, os veículos da Jeep no Brasil são fabricados exclusivamente na planta de Goiana, em Pernambuco. Lá são produzidos o trio Renegade, Compass e Commander. A fábrica, porém, está com a capacidade instalada (280 mil veículos por ano) totalmente ocupada.
Carros da Jeep conquistaram os mineiros
Com a produção nacional do Avenger a partir do próximo ano, a Stellantis pretende consolidar ainda mais a posição da Jeep no mercado brasileiro. A marca ocupa, desde 2020, a liderança do segmento de SUVs no País. No recorte da última década, foram mais de um milhão de unidades vendidas, volume 57% maior que o do segundo colocado do ranking.
Na lista de maiores compradores de Jeep no País, Minas Gerais aparece na segunda colocação, representando 20,6% dos emplacamentos em 2024, atrás somente de São Paulo. O mercado mineiro tem forte apreço por SUVs e apresenta demandas específicas atendidas por alguns modelos, por ser um estado minerador e ter terrenos montanhosos.
De acordo com a Stellantis, o Jeep Avenger “chegará para completar a gama nacional da Jeep, e vai conviver no mercado ao lado do Renegade, Compass e Commander”. A montadora destaca que “com esses quatro modelos fabricados localmente, a marca será ainda mais protagonista do mercado brasileiro nos próximos anos com seus modelos reconhecidos por sua robustez, conforto, tecnologia e espírito aventureiro”.
Stellantis busca replicar nas Américas o sucesso do Avenger na Europa
O Avenger é um sucesso na Europa. O carro de entrada da Jeep, produzido, por enquanto, somente na fábrica polonesa da Stellantis, foi o SUV mais vendido na Itália no ano passado e o veículo da marca mais negociado na Espanha e no próprio país de origem, por exemplo.
Em busca de repetir o desempenho em outros continentes, a montadora norte-americana anunciou que, além de produzir o modelo no Brasil a partir de 2026, passará a importá-lo da Polônia e comercializá-lo em sete países das Américas, a partir desta quarta-feira.
São eles:
- Barbados,
- Chile,
- Colômbia,
- Costa Rica,
- Panamá,
- Peru
- e Uruguai.
Ouça a rádio de Minas