Stellantis mantém ritmo acelerado de produção em Betim

O polo automotivo da Stellantis em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), segue produzindo em ritmo acelerado neste ano, após bater recorde de produção no ano passado. No primeiro quadrimestre de 2025, 161,2 mil veículos foram fabricados no local, representando um aumento de 17,6% em relação ao mesmo período de 2024.
O presidente da montadora para a América do Sul, Emanuele Cappellano, atribui o resultado positivo da planta no início deste ano ao crescimento econômico do setor automotivo sul-americano. Ele destaca que as vendas estão em alta tanto no Brasil quanto na Argentina, o que impulsiona o desempenho da Fiat e, consequentemente, da fábrica – responsável por produzir oito modelos da marca, além de um modelo da Peugeot.
De fato, o mercado de zero quilômetro está aquecido. Números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que 714,8 mil automóveis e comerciais leves foram emplacados no território brasileiro entre janeiro e abril, avanço anual de 3,4%. No país vizinho, os licenciamentos subiram 83,5%, para 205,2 mil unidades, segundo a Associação de Concessionárias de Automóveis da República Argentina (Acara).

Ainda de acordo com as entidades, a Fiat liderou as vendas da categoria no Brasil, com 21,5% de participação, e ficou em terceiro lugar na Argentina, com 13,6%. A marca também teve o carro mais comprado pelos brasileiros no período, a Fiat Strada, produzida em Betim, e o segundo preferido pelos argentinos, o Fiat Cronos, fabricado em Córdoba.
“Estamos acompanhando, monitorando o que a competição faz mas o mercado está indicando um crescimento e vamos tentar continuar com a ótima performance do primeiro quadrimestre”, destacou Cappellano em coletiva nesta terça-feira (13), ao analisar os resultados alcançados na planta mineira e projetar o desempenho para os próximos meses.
No acumulado do ano até abril, a Stellantis foi a montadora que mais vendeu carros na América do Sul. O grupo norte-americano respondeu por 23,6% dos emplacamentos no continente, conforme dados apresentados pelo executivo à imprensa.
Stellantis está investindo forte na planta em Betim
A planta de Betim é a maior da Stellantis no mundo em termos de capacidade produtiva. A unidade é capaz de produzir 650 mil veículos por ano, 1,1 milhão de motores e 540 mil transmissões. A importância da fábrica é tanta que a montadora investirá R$ 14 bilhões no local até 2030, o maior montante dos R$ 32 bilhões anunciados para a América do Sul.
Em março último, o grupo inaugurou o Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex, o TechMobility, em evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O novo complexo tecnológico do polo mineiro, considerado o maior da América Latina, faz parte dos aportes programados e será responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem.
Produção da Fiat Titano na Argentina não afetará a fabricação de picapes no Brasil
Nesta terça, a Stellantis anunciou que iniciou a produção da Fiat Titano em Córdoba, o primeiro produto de um hub de picapes que será criado na planta argentina. O modelo começará a ser exportado em breve para outros mercados da América do Sul, incluindo o brasileiro. Segundo Cappellano, a ação não afetará a fabricação de picapes no Brasil– em Betim, o grupo produz o Fiat Strada, e, em Pernambuco, o Fiat Toro e a Rampage.
Ouça a rádio de Minas