Economia

Stock Car: PBH fecha acordo para realização do GP de Belo Horizonte

Acordo foi assinado na presença de representantes do poder público da cidade e organizadores do evento
Stock Car: PBH fecha acordo para realização do GP de Belo Horizonte
Prefeito Fuad Noman (PSD) assinando o Termo de Apoio do Grande Prêmio de Belo Horizonte | Créditos: Rodrigo Clemente / PBH

O prefeito Fuad Noman (PSD) assinou nesta quarta-feira (13) o Termo de Apoio para a realização da etapa da Stock Car Pro Series em Belo Horizonte. O acordo foi fechado entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Vicar, empresa organizadora da competição, e coloca a cidade de forma oficial no calendário da principal categoria do automobilismo brasileiro.

A expectativa é que o Grande Prêmio de Belo Horizonte seja realizado durante cinco edições consecutivas no modelo ‘Circuito de Rua’, com a primeira etapa prevista para acontecer entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024. Para isso, será montada uma estrutura ao redor do Mineirão, na região da Pampulha.

O empresário e organizador do evento, Sérgio Sette Câmara, ressalta a importância desse apoio da prefeitura, uma vez que, para organizar algo dessa magnitude é preciso enfrentar algumas dificuldades operacionais. “Obviamente que o sucesso do evento também passa pelo apoio”, declara. Ele também destaca os benefícios que a realização do GP de Belo Horizonte trará para a cidade. “O evento vai ser, de fato, um fator de injeção de recursos e de geração de empregos no município”, comenta.

Sette Câmara ainda destaca que segmentos da economia como turismo, transporte, bares e restaurantes terão incremento a partir da atração de turistas para a Capital. Além disso, espera-se aumento na arrecadação da prefeitura, por meio de tributos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ele ainda ressalta o fato das corridas serem transmitidas para 157 países, por diferentes meios. “Isso divulga a cidade e, com certeza, fará com que as pessoas que não conhecem Belo Horizonte se interessem em conhecer”, afirma.

A realização do evento também deve impactar diretamente na geração de emprego e renda e na atração de investimentos para a Capital. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o GP de Belo Horizonte poderá gerar um impacto de até R$ 284,6 milhões ao município, ao longo dos cinco anos de realização.

Já a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) estima um impacto de até 0,08% no Produto Interno Bruto (PIB) de Belo Horizonte já em 2024.

A cerimônia que marcou o fechamento do acordo entre a prefeitura e a Vicar contou com a presença do presidente da Belotur, Gilberto Castro; do superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, além do próprio Sette Câmara, como representante da empresa Speed Seven Participações, responsável pela promoção do GP de Belo Horizonte.

Próximos passos

O empresário e organizador do evento relata que algumas parcerias já estão sendo fechadas, principalmente do ponto de vista operacional, como para a instalação de grades e guard rail. Além disso, já estão sendo realizadas conversas com representantes de empresas interessadas em patrocinar o GP de Belo Horizonte. Ele também confirma a presença do festival Fartura no evento.

No entanto, Sette Câmara ressalta que ainda existe uma série de ações a serem feitas para preparar a cidade para a chegada de uma etapa da Stock Car. “Ainda precisam ser confeccionado todo o mobiliário urbano, que consiste em barreiras, em guard rail, em proteção de pneus, zebras, a contratação de arquibancadas e fechar os contratos com patrocinadores”, cita. Outro ponto a ser concluído é a definição dos artistas que estarão presentes nos shows no dia da corrida.

Quanto à aprovação do circuito, o empresário explica que vai ser feita paulatinamente. Isso porque, cada detalhe (como telas, muros de proteção) é averiguado de forma separada e detalhada. “A homologação oficial só acontece próximo da corrida. Porque, aí sim, já tem que estar com tudo pronto”, conclui.

(Com informações da PBH)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas