Economia

Supera Farma investe em centro de distribuição em Extrema para concentrar operações logísticas

A partir do empreendimento, os produtos da empresa serão distribuídos para todas as regiões do Brasil, atendendo redes de farmácias e distribuidores
Supera Farma investe em centro de distribuição em Extrema para concentrar operações logísticas
Centro de distribuição (CD), em Extrema, tem 9.000 m² e capacidade para 9.550 posições porta pallets | Foto: Divulgação Supera Farma

A farmacêutica paulista Supera Farma, que anteriormente distribuía produtos a partir de São Paulo e de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, decidiu concentrar as operações logísticas em um centro de distribuição (CD) localizado em Extrema, na mesma região mineira. A joint venture, criada pelos laboratórios Cristália e Eurofarma em 2011, investiu aproximadamente R$ 10 milhões no empreendimento, inaugurado há dois meses.

A unidade tem nove mil metros quadrados e capacidade de 9.550 posições porta pallets. Cerca de 230 SKUs (código atribuído a cada produto) – todo o portfólio de medicamentos da empresa – devem ser armazenados no local e distribuídos para todas as regiões do Brasil, atendendo redes de farmácias e distribuidores.

A transferência das operações para Extrema faz parte do plano de expansão e modernização logística da Supera Farma, explica o gerente-executivo de Supply Chain da farmacêutica, César Rosa de Souza. Segundo ele, a companhia busca aumentar o potencial operacional e otimizar processos de distribuição, acompanhando o crescimento dos últimos anos.

Conforme o gestor, a escolha pela cidade está relacionada à oferta de galpões logísticos com a capacidade de armazenamento necessária para “abraçar” o avanço da empresa nos próximos anos. A localização privilegiada para que os produtos sejam distribuídos a nível nacional e a proximidade com São Paulo, onde fica a matriz, também são citadas.

“Além disso, o município oferece ambiente favorável para novos investimentos, o que reforça a viabilidade operacional e o compromisso da Supera com o desenvolvimento econômico local”, destaca Souza, em entrevista ao Diário do Comércio.

O gerente-executivo explica que as contratações do centro de distribuição começaram no primeiro semestre e incluíram profissionais para as funções de ajudante de armazém, conferente, operador de empilhadeira e analista, em vagas efetivas, para o início das operações. Ele afirma que foram contratados mais de 20 funcionários da própria cidade.

Ao se tornar a principal base de distribuição da empresa, Extrema também passou a ser o único local onde a Supera Farma tem ativo em Minas Gerais. Fechado, o CD de Pouso Alegre havia sido criado em 2019, após a companhia transferir a operação logística que tinha, desde 2013, em Aparecida de Goiânia, em Goiás, para o município.

Hub logístico, cidade é protagonista no Sul de Minas

Como o Diário do Comércio mostrou anteriormente, o Sul de Minas Gerais se transformou nos últimos vinte anos, sendo Extrema um dos pilares dessa mudança. O município se consolidou como hub logístico para o e-commerce, aproveitando um movimento de grandes empresas que migraram para o eixo da rodovia Fernão Dias, buscando redução de custos, atraídas por impostos menores, mão de obra mais barata e melhores condições logísticas.

Mostrando protagonismo, a cidade abriga, além da Supera Farma, inúmeros empreendimentos de companhias renomadas e de diversos segmentos. O Mercado Livre, a Mars, a Ambev e a Bauducco, por exemplo, são players que operam CDs por lá.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas