Economia

Superávit de vagas em MG é menor em outubro, segundo Caged

Segundo Caged, Estado criou 4.907 vagas formais no mês passado
Superávit de vagas em MG é menor em outubro, segundo Caged
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Minas Gerais criou em outubro 4.907 vagas formais e manteve, pelo nono mês consecutivo, um saldo positivo de empregos. O superávit do período foi decorrente de 208.034 admissões e 203.127 demissões. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgadas ontem.

“O dado de outubro foi muito baixo, aquém do que a economia mineira tem como potencial”, observa o economista e especialista em educação financeira da Suno, Guilherme Almeida. Ele explica que o resultado do mês foi influenciado de forma negativa por dois setores: agropecuária e construção.

Ambos os segmentos tiveram saldo negativo para o mês. O déficit da agropecuária chegou a 4.830 vagas a menos e a construção teve saldo negativo de 1.087 postos de trabalho. “A agropecuária tem a questão sazonal, do fim da safra, o que também foi verificado nos anos de 2022, 2021 e 2020. E no caso da construção, tem o impacto das obras de infraestrutura”, analisa.   

Conforme informações do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), dentro das propriedades rurais foi verificado o fim das colheitas de café, batata-inglesa, cebola e alho no período.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Almeida ressalta que o setor que mais contratou em outubro no Estado foi o de serviços, com saldo de 8.423, seguido pelo comércio (3.002) e indústria (119).

Embora positivo, o saldo mineiro de outubro foi 59,49% menor frente ao resultado do mês anterior. Em setembro deste ano o saldo chegou a 12.115 vagas de emprego. Também foi menos intenso frente outubro de 2022, quando o saldo chegou a 6.876. O recuo nessa comparação foi de 28,63%.

O pior resultado de 2023 até o momento foi verificado em janeiro com saldo negativo de 2.412 vagas de trabalho em Minas Gerais, segundo o Caged. E o saldo mais expressivo foi verificado em março, com superávit de 38.590 empregos.

Ano

No acumulado do ano, Minas Gerais se destaca no País, com 187.485 novos postos, o segundo maior, perdendo apenas para São Paulo (502.193). O terceiro lugar ficou com o Rio de Janeiro, 141.981 vagas formais. No Brasil foram 1.784.695 postos de trabalho, resultado positivo nos cinco grandes grupamentos econômicos e nas 27 unidades da Federação.

Em Minas, de janeiro a outubro, todos os cinco grupamentos econômicos apresentaram superávit, sendo o setor de serviços com o maior saldo: 96.869. A segunda posição foi da construção civil, com 32.097, seguido pela indústria, com 30.575, e o comércio, com saldo de 14.987. A agropecuária teve um saldo positivo acumulado no ano de 12.958.  

Apesar do superávit, o resultado mineiro no acumulado dos dez primeiros meses de 2023 foi inferior ao computado em igual período de 2022,cujo saldo foi de 220.902 vagas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas