Economia

Verdemar monta gôndola especial com produtos do Rio Grande do Sul

Segundo especialista, iniciativa possui caráter indireto, já que o benefício aos gaúchos ocorrerá em médio e longo prazos
Verdemar monta gôndola especial com produtos do Rio Grande do Sul
Crédito: Reprodução/Verdemar

A rede de supermercados Verdemar montou uma gôndola que destaca mercadorias produzidas no Rio Grande do Sul. O estado gaúcho sofre consequências históricas em decorrência das enchentes que perduram há mais de 15 dias, com perdas econômicas que superam os R$ 6,3 bilhões, informados na última semana pela Confederação Nacional de Municípios.

A iniciativa, segundo o supermercado, foi sugerida por clientes da rede e abraçada pela diretoria como forma de incentivar a economia do Sul do País. Nas gôndolas é possível encontrar uma variedade de produtos de diferentes faixas de preço, como vinhos, azeites, sucos, biscoitos, diversos tipos de arroz, doces, entre outros.

Nas redes sociais, a ação realizada em prol do Rio Grande do Sul pela rede de supermercados Verdemar foi bem recepcionada pelo público. “Se abraçarmos a corrente que já existe, quem sabe evitamos alguma falência ou desemprego, vamos ajudar”, comenta um membro em um grupo de rede social.

“O Supermercado Verdemar, em Belo Horizonte, fez uma gôndola com os produtos dos fabricantes do Rio Grande do Sul. Excelente iniciativa!”, comemora outro usuário.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para o especialista em educação financeira e colunista do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Guilherme Almeida, o incentivo, apesar de extremamente válido, possui caráter indireto, já que o benefício aos gaúchos ocorrerá em médio e longo prazos. “Quando pensamos em apoio, pensamos logo em injeção de recursos de forma imediata, mas uma medida como essa também pode contribuir de forma indireta ao estímulo da economia na região”, afirma.

Almeida acrescenta que quando um varejista coloca em evidência um produto produzido localmente, funciona como um estímulo para o consumidor adquiri-lo, promovendo o giro das mercadorias e permitindo com que elas continuem a ser ofertadas pelas redes, beneficiando toda a cadeia produtiva.

Diário do Comércio Cristina Moreno de Castro
Crédito: Diário do Comércio | Cristina Moreno de Castro

Enchentes afetam cerca de 600 mil micro e pequenas empresas locais

O impacto das enchentes no Rio Grande do Sul em sua totalidade ainda está sendo mensurado. Em relação às micro e pequenas empresas locais, estima-se que 600 mil micro e pequenas empresas devem ser afetadas.

Os dados são de uma estimativa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS) há pouco mais de sete dias. Com o retorno das chuvas na região, a tendência é de elevação no número de empreendedores afetados.

Segundo levantamento realizado pela Data MPE Brasil, com dados da Receita Federal, o Rio Grande do Sul possui um total de 1,45 milhão de empresas ativas. Do total, 52,3% são microempreendedores individuais (MEIs), 34,3% microempresas e 6% empresas de pequeno porte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas