Supermercados BH chega ao Espírito Santo

A rede Supermercados BH vai ampliar sua atuação para fora de Minas Gerais. A empresa confirmou a aquisição de lojas do Epa e Mineirão Atacarejo, que pertencem ao Grupo DMA, já em operação no Espírito Santo há duas décadas. O anúncio oficial da transação deve acontecer em breve e a perspectiva é que a transição tenha início em julho.
De acordo com informações da imprensa capixaba, são 34 lojas, sendo 21 estabelecimentos da marca Epa, que vinha passando por um processo de reformulação de suas unidades, incluindo conversões para atacarejo.
Já a rede Supermercados BH iniciou sua história em maio de 1996, com uma mercearia, no bairro São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Fundada por Pedro Lourenço de Oliveira, a empresa é a maior do segmento no Estado e ocupa o 5º lugar no Ranking 2022 da Associação Brasileira de Supermercadistas (Abras). Na edição anterior, estava na sétima posição no País.
O ano de 2021 é considerado de números históricos para a empresa. A rede faturou pouco mais de R$ 11 bilhões e até então estava presente em 75 municípios mineiros, por meio de 230 lojas em formato convencional de supermercados e 13 de atacarejo, num total de 25 mil colaboradores diretos.
Além disso, a marca, que já opera na região Norte do Estado, nas cidades de Bocaiúva, Brasília de Minas, Buritizeiro, Jaíba, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, São Francisco e Várzea da Palma, inaugurou no dia 28 de abril mais uma unidade na mesma região, em Espinosa, com geração de 120 postos de trabalho.
Outro município que deve receber uma unidade da rede é Patos de Minas (Alto Paranaíba). Neste mês, os membros do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas (Codema) se reuniram para falar sobre o projeto ambiental para a construção do Supermercado BH, na antiga sede do Vila Esporte Clube, que fica localizado no bairro Vila Garcia. A discussão aconteceu no Plenário da Câmara Municipal da cidade.
A rede está perto de alcançar a marca de 270 lojas distribuídas em praticamente todas as regiões de Minas Gerais e emprega cerca de 31 mil colaboradores diretos.
Já o Grupo DMA, que está de saída do Espírito Santo, possui em torno de 183 pontos de venda das bandeiras Epa, Mineirão e Brasil Atacarejo em Minas, Rio de Janeiro, Bahia, Acre, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Rio Grande do Norte. A rede foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou até o fechamento da edição.
Ouça a rádio de Minas