Economia

Supermercados preveem crescimento de 6,7% em vendas no Natal

Setor deve abrir 7,4 mil vagas temporárias para atender à demanda de final de ano
Supermercados preveem crescimento de 6,7% em vendas no Natal
Superminas Food Show 2023 acontece até 19/10, em Belo Horizonte | Crédito: Juliana Gontijo

A demanda dos consumidores nos supermercados em Minas deve crescer 6,7% em dezembro de 2023 na comparação com as vendas no mesmo mês do ano passado, considerando todo o mix da loja. O dado faz parte do levantamento feito pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), divulgado nesta terça-feira (17).

O objetivo da pesquisa foi conhecer as tendências e as expectativas de consumo neste final de ano, em especial, no Natal. A maior parte desse consumo deve acontecer na semana que antecede o Natal.
De acordo com a entidade, as projeções para o período estão próximas do que apontou a mesma pesquisa no ano passado, com alta de 8,5%, mas com um diferencial relevante, que foi a Copa do Mundo de Futebol, no Catar, realizada no final de 2022 e que contribuiu para elevar ainda mais as expectativas de demanda no setor.

Por categorias de produtos, o consumo deverá ser 7,2% maior em cervejas diversas e 5,61% em carnes diversas (exceto aves). Já para os panetones, a expectativa é de alta de 5,43%, e vinhos, de 6,4%. “Entre as aves, o consumo de peru voltou a crescer, com expectativa de alta de 2,5%”, observa o presidente executivo da Amis, Claret Nametala, durante coletiva na Superminas Food Show 2023, que começa hoje no Expominas, em Belo Horizonte.

No que se refere aos preços, a maioria dos supermercadistas que respondeu ao levantamento afirmou que, de forma geral, os preços deverão estar abaixo do que foi praticado no ano passado, já que as projeções de inflação para este ano são menores. Em 12 meses, até setembro, o índice de inflação está em 5,19%. Em 2022, estava em 7,17%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa da Amis foi realizada entre os dias 29 de setembro a 11 de outubro, com empresas de diversas regiões do Estado.

Temporários

E para atender à demanda típica de fim de ano, os empresários do setor em Minas pretendem abrir vagas temporárias, num total 7,4 mil colaboradores, número superior ao registrado em igual período de 2022 (5,1 mil). As principais funções são de atendimento, embaladores, repositores, operadores de caixa e para áreas de açougue e padaria.

Nametala ressalta que a dificuldade para encontrar profissionais para o setor ainda persiste e que o segmento oferece treinamento e conta com a parceria de outras entidades, como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) e Sebrae Minas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas