Supermercados de MG registram queda de 1,61% nas vendas

O consumo nos supermercados em Minas Gerais apresentou queda em agosto no confronto com julho. Segundo o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa divulgada ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), foi apurada uma retração real de 1,61%.
O desempenho negativo foi identificado em todas as regiões do Estado na mesma base de comparação. O pior resultado foi registrado no Centro-Oeste, com queda de 2,80% no período. Na sequência, aparecem as regiões do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, com baixa de 2,07%. As regiões Norte e Noroeste registraram queda de 1,94%.
A Zona da Mata aparece com um recuo de 1,75%, enquanto no Sul de Minas a diminuição no consumo foi de 1,70%. As menores retrações ocorreram no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com 1,34%, e na região Central do Estado, com baixa de 1,19%.
O presidente-executivo da Amis, Antonio Claret Nametala, enfatiza que os resultados, apesar de negativos, não impactam o desempenho dos estabelecimentos. “Estes resultados estão relacionados ao mês de julho. E agosto foi um mês com menos fins de semanas. Em agosto, foram quatro fins de semanas, enquanto em julho tivemos cinco fins de semanas completos. E, para os supermercados, o fim de semana é decisivo para as compras, sendo dias fortemente impulsionados por um maior movimento”, avalia.
Nível de desempenho
Ainda segundo Nametala, quando são levantados os resultados de agosto, cujo balanço foi de queda, é importante avaliar o nível de desempenho em todas as bases de comparação. “Julho, por exemplo, os resultados foram de alta. E, avaliando por essa base, os resultados são bastante positivos. Se temos, por exemplo, uma base elevada de 5,5% no setor, dentro de um determinado período, esse resultado vai refletir no desempenho da média, o que permite uma economia em contínua elevação”, explica.
No comparativo de agosto deste ano com igual mês do ano passado, os resultados são significativos. Durante o período, o maior desempenho foi do Sul do Estado, com alta de 17,92%, aparecendo na sequência a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com 10,06%. A região Central de Minas teve aumento de 6,75%, as do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, de 6,57%. Já nas regiões Norte e Noroeste, o consumo cresceu 6,52% no período, enquanto no Centro-Oeste a alta foi de 6,09%, e na Zona da Mata o incremento foi de 6,02%.
“Outro ponto importante para entendermos é que todos os fatores que vêm sustentando o consumo nos supermercados se mantêm, como a recuperação da economia, a diminuição do nível de desemprego e a queda da inflação”, pontua o presidente-executivo.

Superminas
De acordo com Antonio Claret Namelata, as atenções do setor agora se voltam para o segundo maior evento supermercadista do País. O Expominas, na zona Oeste da Capital, receberá o 34º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, a Superminas 2022. O evento será realizado na próxima semana, entre 18 e 20 de outubro.
“A nossa expectativa para a Superminas é de batermos recordes em negócios e em participação dos supermercadistas do setor. Diante da realidade de consumo nos lares mineiros e para atender as necessidades atuais, teremos 70 palestras que serão apresentadas. Os temas, por exemplo, foram colocados em função de cada momento presenciado pelo setor e para a atualização dos profissionais”, conta o representante da entidade, que prevê para este ano cerca de 85 lojas inauguradas, totalizando 10.749 estabelecimentos supermercadistas instalados em Minas Gerais. Há ainda a projeção de 3.714 novos empregos, somando 9.350 postos de trabalhos gerados em 2022.
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