Economia

Varejo supermercadista projeta expansão de 6,8% nas vendas do último trimestre em MG

O desemprego em níveis mais baixos e o aumento da renda dos consumidores estão entre os fatores que contribuem para o cenário otimista
Varejo supermercadista projeta expansão de 6,8% nas vendas do último trimestre em MG
Foto: Diário do Comércio Leonardo Leão

O varejo supermercadista de Minas Gerais está otimista quanto ao desempenho do segmento em 2025. A estimativa inicial da Associação Mineira de Supermercados (Amis) para este exercício era de 3,3% frente a 2024, no entanto, o setor avalia que esse resultado poderá ser superado até o final do ano. As vendas de final de ano deverão contribuir para esse avanço, com uma expansão de 6,8% no consumo das famílias mineiras ao longo do último trimestre, frente ao mesmo período do ano anterior. O desemprego a níveis mais baixos e o aumento da renda dos consumidores estão entre os fatores que contribuem para esse cenário otimista para o restante deste ano.

O objetivo para o fechamento de 2025 é manter o ritmo de crescimento observado no ano passado (3,8%). Durante a feira Superminas, em Belo Horizonte, o presidente executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, esclareceu que essa diferença de 0,5 ponto percentual (p.p.) não representa necessariamente uma desaceleração do setor supermercadista mineiro. Isso porque o avanço atual será sobre uma base mais forte.

O setor no Estado já acumula alta de 2,98% entre os meses de janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. Para o dirigente, esse resultado sinaliza que o objetivo traçado no início do ano não só será alcançado como também poderá ser superado pelo setor em Minas. “Este é um mercado que está equilibrado, no ano passado nós movimentamos R$ 124 bilhões em Minas, o que corresponde a 11,7% do PIB mineiro”, acrescentou.

Expansão no último trimestre

Entre os produtos, o grande destaque é a cerveja zero, que deve ter alta de 9,3%, puxada por uma tendência de maior preocupação com a saúde e o bem-estar. Também devem se beneficiar com esse cenário as frutas in natura, que podem registrar um crescimento de 8,6% nas vendas de final de ano, enquanto os sucos deverão ter alta de 6,1%.

Para o consumo de vinhos, a projeção é de alta de 7,8% no período. Já a expectativa quanto aos tradicionais panetones é de 6,7% de expansão.

Supermecados
Foto: Reprodução Adobe Stock

Mercado em expansão em MG

O presidente do conselho diretor da entidade, Alexandre Poni, ponderou que, apesar dos desafios, o mercado tem obtido resultados positivos, além do desenvolvimento de novos produtos ofertados. Ele ressaltou que Minas Gerais possui um mercado muito competitivo, com diversas redes ampliando o número de lojas em operação no Estado e modernizando essas unidades.

“Devido à concorrência, as redes de supermercados têm buscado inovar cada vez mais, com lojas mais estruturadas, e demonstram uma preocupação em fidelizar os clientes”, relatou.

Já o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, destaca que o segmento supermercadista mineiro tem apresentado um crescimento acima da média nacional, de 2,7% frente ao ano anterior. “Minas cresce mais que o Brasil. O restante do País ainda poderá dar uma acelerada e atingir 3%, mas Minas, com certeza, passará disso”, disse.

Para o dirigente, o bom desempenho do setor no Estado e no País pode estar relacionado ao fato de ser um mercado com baixa concentração. No Chile, por exemplo, apenas três empresas respondem cerca de 90% do faturamento do setor, enquanto no Brasil, 60% do mercado está distribuído por 1,25 mil redes supermercadistas.

“Isso aumenta a competitividade. Nós tivemos mais de oito multinacionais entrando no País, que contribuíram e seguem contribuindo bastante para o setor, mas em Minas, por exemplo, a maioria das redes são regionais, isso é um exemplo para o País”, destacou.

Galassi ainda ressaltou a qualidade dos supermercados e atacarejos mineiros que, segundo ele, é reconhecida no Brasil inteiro. “Várias supermercadistas do País vêm até Minas para conhecer o varejo mineiro e levar as inovações daqui para seus respectivos estados”, relatou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas