Supermercados de Minas planejam contratar 8,2 mil temporários até o fim do ano

Cerca de 8,2 mil novos colaboradores temporários devem integrar os quadros dos supermercados de Minas Gerais neste fim de ano, caso todas as vagas em aberto sejam preenchidas. O levantamento é da Associação Mineira de Supermercados (Amis).
Os dados foram apurados pela entidade junto a 110 empresários de todo o Estado, entre os dias 2 e 13 de outubro, e divulgados durante a abertura da 37ª Superminas, evento do setor supermercadista, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (21).
Conforme o estudo, 59,4% dos entrevistados afirmaram que irão contratar colaboradores de forma temporária, enquanto 40,6% responderam que não costumam abrir oportunidades desse tipo. Apesar disso, a maioria dos empresários (61%) concordou que as contratações funcionam como uma forma de atrair talentos para reforçar o quadro durante todo o ano.
A justificativa é que o contrato, por ser temporário, pode atrair a atenção de muitos jovens ou demais candidatos que pretendam ficar apenas um período, mas se identificam com o trabalho no setor e podem se tornar efetivos.
Segundo a entidade, a pesquisa apontou que 21,5% dos contratados são efetivados ao fim do contrato temporário. Já 39% dos entrevistados disseram que o contrato é apenas para reforço momentâneo.
Como maior desafio do ano de 2025, a maioria dos empresários (90,6%) relatou a contratação de pessoal. Já os outros 9,4% citaram a alta dos juros, os custos elevados e o aumento da concorrência entre os principais desafios.
O presidente do conselho diretor da Amis, Alexandre Poni, lembrou que 2025 foi um ano desafiador para o varejo, principalmente, pela questão da baixa oferta de mão de obra qualificada. Para superar esse desafio, muitas empresas têm dado mais oportunidades para pessoas com 50 anos ou mais e aposentados que desejam retornar ao mercado de trabalho.
Leia mais: Superminas deve gerar R$ 3 bilhões em negócios neste ano, valor superior ao de 2024
Setor supermercadista mineiro
- 47,6 mil lojas ativas;
- 853 municípios contam com unidades;
- 3,84% de crescimento real em 2024;
- R$ 124,7 bilhões de faturamento em 2024, equivalente a 11,76% do PIB mineiro;
- 500.761 empregados diretos, sendo mais de 60% em seu primeiro emprego.
Para 2025, segundo a Amis, as projeções indicam a abertura de 80 novas lojas, que devem gerar cerca de 8.400 empregos diretos. “Até o mês de agosto, já haviam sido inauguradas 45 unidades, responsáveis pela criação de 4.125 novos postos de trabalho. O crescimento acumulado do consumo no setor de janeiro a agosto foi de 2,98%, com previsão de alta real de 3,30% no ano”, informou a entidade.
Ouça a rádio de Minas