Superminas é retomada após dois anos de suspensão

Sandra Mara,
especial para o DC
Depois de dois anos sem ser realizada por motivo da pandemia, o Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas) começou ontem no Expominas, em Belo Horizonte, e vai até quinta-feira. A expectativa é de que o evento gere negócios da ordem de R$ 2,3 bilhões. Organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), o evento está na 34ª edição e se configura como o maior encontro empresarial anual do Estado e o segundo do trade supermercadista do País. Durante os três dias, haverá 85 atividades de qualificação profissional, como palestras, fóruns; visitas técnicas; painéis, dentre outros.
De acordo com o presidente da Amis, Alexandre Poni, depois de dois anos sem o evento, interrompido devido à pandemia, a Superminas voltou ainda mais forte. “Até quinta-feira as pessoas que passarão pelo Expominas vão ter acesso a conhecimento e uma infinidade de oportunidades”, explica. Para ele, os últimos meses do ano de 2022 serão muito bons para o setor. “Teremos a Black Friday; a copa do mundo de futebol, que será realizada no verão; e o Natal, são ocasiões que as pessoas estarão dispostas a confraternizar”, completa.
Quem também tem grandes expectativas para o final do ano é Euler Fuad Nejm, proprietário do Supernosso e Apoio, presente na Superminas. “Teremos grandes acontecimentos até o final do ano e por isso minhas expectativas são muito positivas”, revela. Atualmente a rede tem 50 pontos de vendas com a bandeira Supernosso e 20 do Apoio, além disso, a Deck Minas e as Indústrias Raro compõem as empresas do grupo que, juntas, geram 10 mil empregos.
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O primeiro dia do evento foi bastante movimentado e contou com a presença de proprietários, executivos, compradores, gerentes e colaboradores do segmento supermercadista de todas as regiões mineiras, do Brasil e de vários países. É o caso de Antônio Pereira Barbosa, que tem 10 lojas de supermercado em Araxá, na região do Alto Paranaíba. Juntas, suas lojas, que têm como bandeira Supermercado Barbosa, empregam 650 pessoas. Antônio Pereira está investindo R$ 10 milhões para a abertura de duas novas lojas. Além disso, está investindo mais R$ 10 milhões em uma usina solar que vai suprir os gastos de energia das unidades, além de ter o foco no aumento do volume de negócios. “Esperamos um aumento real de vendas em 5% neste final de ano, em relação a igual período de 2021”, disse.
Elir Martins, gestor da Central de Negócios Rede Mini Preço, que é composta por 152 lojas localizadas em mais de 70 municípios na Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vales do Aço e do Rio Doce, Sul e Belo Horizonte. “Essas empresas se uniram como forma de fazer compras conjuntas e conseguir outros benefícios, como por exemplo marketing compartilhado”, afirma.
Indústria
Outro ponto forte da Superminas é a área da exposição da indústria alimentícia. Nos dias do evento, 547 expositores devem apresentar ao mercado 406 lançamentos de produtos, serviços e tecnologias durante a feira. Neste ano, somados aos estandes regionais e nacionais, a feira tem também a presença de expositores internacionais que descobriram na Superminas uma grande vitrine para apresentar seus produtos ao mercado. Além de compradores vindos de diversos países como visitantes, a área de exposição tem a presença de estandes de empresas da América do Sul e da Ásia.
Na feira estão indústrias regionais e das maiores nacionais e multinacionais dos ramos de alimentos, bebidas, pets, finanças, tecnologias, máquinas, equipamentos, construção, reformas, prestação de serviços e todos os perfis de empresas para oferecer soluções ao varejo de forma geral. Para mais fácil localização dos estandes, a área de feira é dividida em “Pavilhão Minas” e o “Pavilhão Gerais”. Entre as novidades deste ano estão o espaço exclusivo para bebidas mineiras, além disso, o Espaço dos Orgânicos.
A Superminas terá espaço para pequenos negócios, responsáveis por muitos produtos exclusivos comercializados nas gôndolas dos supermercados. Por isso, a Amis se aliou ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Minas Gerais, o Sebrae-MG; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar Minas.

Amis
A entidade organizadora da Superminas representa um setor essencial à população e altamente relevante para a economia mineira. Em números do fechamento de 2021, o segmento supermercadista mineiro reúne 10,6 mil lojas, que geraram diretamente 358,7 mil postos de trabalho. O faturamento do setor totalizou R$ 63,4 bilhões, o que representa 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. Ao longo do ano, o setor investiu R$ 1,04 bilhão em expansão, gerando 10,7 mil novos postos de trabalho em 106 novas unidades.
A força do setor em Minas Gerais é retratada também no ranking nacional de supermercados. O Estado tem seis redes entre as 25 maiores do País. A participação estadual no faturamento nacional do segmento é de 11,9% e no número de lojas, de 11,8%.
Sondagem
Durante o evento, a Amis divulgou uma sondagem que ela realizou com 90 empresas de todos os portes no Estado, entre os dias 4 a 13 de outubro. A sondagem mostra que os supermercadistas mineiros apostam em um crescimento médio de 8,5% na demanda por ocasião do Natal e festividades de final de ano, em relação a igual período do ano passado.
Para a comparação, a Amis adota todo o período de dezembro, já que muitas famílias preferem antecipar as compras. A sondagem deste ano mostra uma expectativa de cinco pontos percentuais acima do mesmo levantamento feito em 2019, período pré-pandemia. Naquela época, os supermercadistas projetaram crescimento médio de 3,5% para o período (sobre 2018).
Categorias de cervejas, vinhos e carnes – como lombo e pernil – puxam essa média das expectativas, com projeções acima de 10%. O tradicional peru, que na sondagem em 2019 não apontava expectativa de crescimento, neste ano será de 3% maior.

Copa do Mundo e vagas do setor
Com a Seleção apontada como uma das candidatas ao título da Copa do Mundo, nos supermercados as apostas também são animadoras. Vale ressaltar que neste ano a Copa é realizada no verão brasileiro, quando já há elevação do consumo, principalmente de bebidas. Além disso, a competição acontece entre a Black Friday e o Natal, potencializando ainda mais a demanda. A expectativa, segundo a sondagem, é de vendas acima de 10%. “Neste ano temos esse diferencial que é a Copa do Mundo ocorrendo justamente neste período quando já existe um aumento natural na demanda, o que nos torna ainda mais otimistas”, diz Alexandre Poni.
Ele explica ainda que o setor supermercadista enfrenta um ambiente de pleno emprego. As vagas para novos colaboradores estão abertas diariamente, mas passa por grandes dificuldades de preencher esses postos de trabalho, mesmo sem exigir experiência. O segmento oferece treinamento, oportunidade de carreira e grande diversidade de funções para os mais variados perfis de profissionais.
“Quem busca uma oportunidade de emprego em Minas Gerais pode ir até uma das redes de supermercados espalhadas pelo Estado que certamente irá encontrar uma colocação. Temos inclusive uma característica de ser fonte do primeiro emprego, sendo uma porta de abertura para muitos no mercado de trabalho”, complementa Poni.
Serviço
Superminas 2022
Dias 18, 19 e 20 de outubro.
Expominas – Belo Horizonte/MG
Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira.
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