Economia

Superminas tem início em BH e deve movimentar R$ 2,6 bi em negócios

Esta é a 36ª edição da Superminas Food Show, considerado o segundo maior evento do setor supermercadista brasileiro. Saiba mais
Superminas tem início em BH e deve movimentar R$ 2,6 bi em negócios
Foto: Isa Cunha / Diário do Comércio

Teve início nesta terça-feira (22), em Belo Horizonte, a 36ª Superminas Food Show, considerado o segundo maior evento do setor supermercadista brasileiro e o maior evento empresarial de Minas Gerais. Promovido pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), o encontro acontece no Expominas até a próxima quinta-feira (24).

A edição de 2024 do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação promete reunir quase 600 expositores e mais de 60 mil participantes. A expectativa é de que sejam movimentados cerca de R$ 2,6 bilhões em negócios durante os três dias do encontro.

O tradicional evento promove a conexão do varejo supermercadista e a indústria fornecedora. Supermercados, atacarejos, minimercados, padarias, mercearias e comércios congêneres podem conferir na exposição os principais lançamentos de produtos e serviços do setor industrial alimentício e de equipamentos, máquinas e tecnologias.

Belo Horizonte recebe, no Expominas, a 36ª Superminas Food Show, considerado o segundo maior evento do setor supermercadista brasileiro e o maior evento empresarial de Minas Gerais. Foto: Thyago Henrique / Diário do Comércio
Foto: Thyago Henrique / Diário do Comércio

Congresso debate principais tendências do setor

Além de ser uma vitrine para os empresários, a Superminas representa uma oportunidade de desenvolvimento profissional. No evento, ocorre um congresso com uma extensa grade de programação, incluindo mais de 70 atividades, como palestras, oficinas, fóruns e talk shows que antecipam as novidades globais do varejo supermercadista.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


São apresentações de lideranças da área e especialistas, com debates sobre tendências, transformações e os principais temas que impactam diariamente a operação e as estratégias do setor de supermercados. Novas tecnologias, hábitos dos consumidores, sustentabilidade e prevenção de perdas também estão entre as temáticas contempladas no encontro.

Exposição de produtos genuinamente mineiros

A Superminas tem uma novidade para esta edição. O antigo pavilhão “Espaço Minas 360º agora se chama “Vem de Minas”. O novo nome, conforme o evento, reflete não apenas uma mudança de marca, mas um compromisso com a identidade mineira e com o apoio às pequenas e médias empresas, responsáveis pela maior parte dos empregos do Estado.

Belo Horizonte recebe, no Expominas, a 36ª Superminas Food Show, considerado o segundo maior evento do setor supermercadista brasileiro e o maior evento empresarial de Minas Gerais. Foto: Thyago Henrique / Diário do Comércio
Foto: Thyago Henrique / Diário do Comércio

O espaço é destinado a acolher e valorizar as indústrias genuinamente mineiras, entrantes e/ou em crescimento de escala, que fornecem produtos para supermercados. Produtos genuinamente mineiros como o queijo da Canastra, entre outros, que, muitas vezes, são comercializados apenas no varejo regional, estão expostos no local. São itens que não só “vem de Minas”, mas que têm também o papel de “vender Minas” para o mundo.

“É importante o consumidor provar um produto diferente, aquele que vai trazer impacto de consumo, a vontade de comer. É isso que fideliza (os clientes). O produto mineiro e o brasileiro é esse. O consumidor está muito bem servido com a indústria nacional”, disse à imprensa o presidente da Amis, Alexandre Poni, na abertura da Superminas. Ele destacou o trabalho do evento de incentivar os pequenos produtores a mostrarem suas iguarias.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas