Economia

Tarifaço dos EUA impacta vendas da Gerdau no Brasil

CEO Gustavo Werneck afirma que barreiras tarifárias reduziram pedidos de exportadores e pressionaram o mercado interno, apesar da alta nas vendas
Tarifaço dos EUA impacta vendas da Gerdau no Brasil
Foto: Divulgação Gerdau

Apesar de encerrar o terceiro trimestre com alta nas vendas, o CEO da Gerdau no Brasil, Gustavo Werneck, acredita que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos impactou negativamente os resultados da companhia. O balanço mostra que as comercializações cresceram 16,6% em relação ao segundo trimestre e 8,8% na comparação com o mesmo período de 2024.

De acordo com Werneck, o resultado foi impulsionado pelo aumento das exportações e pelas vendas no mercado interno. Contudo, ele ressalta que, apesar da demanda resiliente, as operações no Brasil foram afetadas pela pressão contínua nos preços de aços longos e planos, causada pela sobreoferta do produto. “A melhora operacional da planta de Ouro Branco resultou em uma importante redução dos custos por tonelada, compensando parcialmente os menores preços praticados”, afirmou.

Ainda segundo o executivo, os clientes que exportam para os Estados Unidos reduziram os pedidos de compra de aço da Gerdau. “Sem citar nomes, temos muitos clientes que exportam para aquele mercado e estão enfrentando dificuldades, a ponto de reduzir as encomendas”, afirmou.

O CEO da Gerdau exemplificou a situação citando o setor de autopeças: “Segundo dados da Anfavea [Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores], cerca de 20% das exportações de autopeças têm como destino os Estados Unidos. É um segmento em que a Gerdau tem forte atuação e que está sendo diretamente afetado. A dificuldade dos nossos clientes é também a dificuldade da empresa”.

Nesse sentido, a perspectiva de melhora na relação tarifária entre Brasil e Estados Unidos é vista de forma positiva pelo executivo. “Se a situação for normalizada, certamente será algo benéfico para nós, especialmente em relação aos volumes e à atuação dos nossos clientes no Brasil”, concluiu.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas