Economia

Tecnologia e colaboração para gerar resultados num ambiente digital

Vivemos num mundo conectado, onde informações e produtos estão na palma da mão. Pessoas se relacionam, comunicam e compram bens e serviços por meio de diversos aplicativos que nos trazem conveniência e oportunidades para realizar bons negócios. Os modelos B2C, que focam em transações comerciais entre empresas e consumidores por meio do uso da tecnologia, se consolidaram e têm crescido em ritmo acelerado. Fenômeno similar, porém menos intenso até o momento, se observa em negócios eletrônicos no modelo B2B, que envolvem empresas que se relacionam numa cadeia de valor. Projeções estimam que o e-commerce na modalidade B2B atingirá US$ 1,2 trilhões de dólares, com participação de 13,1% de todas as vendas entre empresas dos Estados Unidos até 2021. O Relatório Global de Tecnologia da Informação do Fórum Econômico Mundial (2016) mostra que em um ranqueamento com 139 países, o Brasil apresenta-se na 78ª posição especificamente em relação ao uso em transações comerciais nas modalidades B2B.

Com base nesses dados, verifica-se um elevado potencial de negócios B2B, com grandes oportunidades para diversas cadeias produtivas. Mas quais são os fatores determinantes para a inserção das empresas nessa nova forma de fazer negócios? E, principalmente, como alcançar os ganhos esperados com a introdução da tecnologia nas transações entre empresas? Como níveis de análise para condução dessa reflexão, podemos observar esse fenômeno num contexto amplo, combinado a uma visão mais intrínseca das relações interorganizacionais.

Diversos estudos têm demonstrado que fatores estruturais e conjunturais nos quais as empresas estão inseridas afetam a capacidade de assimilação dos modelos de negócios eletrônicos. Os contextos tecnológico, organizacional e ambiental exercem uma influência no sentido de favorecem, ou de inibirem, o uso do B2B. Mais especificamente, o nível de competição do setor afeta positivamente a adoção da tecnologia para realizar transações entre empresas, da mesma forma que as grandes empresas exercem uma forte influência sobre as empresas menores neste sentido. Comportamento similar é observado entre empresas que atuam num mesmo segmento de mercado, onde por meio de pressões internas da cadeia de valor, as mesmas procuram reproduzir iniciativas de negócios, por efeito mimético ou de manada. O ambiente econômico também se mostra como um fator que molda a assimilação da inovação nos negócios, bem como o ambiente regulatório que desempenha um papel relevante nesse processo, especialmente em países em desenvolvimento.

Do ponto de vista dos resultados, pesquisas empíricas têm demonstrado que os fatores mais impactantes para melhoria de desempenho estão associados à capacidade de colaboração entre as organizações, a partir da integração promovida pela tecnologia. Ou seja, o uso da tecnologia para promover negócios é um meio, e não um fim em si próprio.

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Poucos resultados têm sido observados em situações onde a integração tecnológica não gera colaboração entre as empresas que compõem a cadeia de produção. Dessa forma, a colaboração por meio da tecnologia da informação é fator chave para gerar valor nos negócios, e o compartilhamento de informações e de recursos é essencial para se alcançar resultados superiores. Por fim, reconhecer os fatores que influenciam a assimilação da tecnologia e a geração de ganhos no ambiente de negócios digitais é um passo importante para as empresas que buscam atuar nesse novo canal de relacionamento com clientes e fornecedores.

* Sócio-diretor da DMEP

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