Economia

Tecnologia em processos de negócios e benefícios organizacionais

Tecnologia em processos de negócios e benefícios organizacionais

RINALDO DE CASTRO OLIVEIRA*

Em meu último ensaio publicado em 2 de outubro de 2018, o tema abordado foi a integração entre tecnologias aplicadas a negócios e a colaboração entre organizações para gerar resultados num ambiente digital. Dentro deste contexto, a ênfase foi dada aos fatores contingenciais que influenciam a assimilação de negócios eletrônicos, tais como a prontidão tecnológica, questões relacionadas à estratégia e estrutura da organização, e o ambiente externo no qual ela está inserida, indicando que a melhoria do desempenho é fruto desse processo de integração. Neste ensaio, o foco está concentrado nos impactos que a tecnologia da informação gera no desempenho das empresas, procurando reconhecer os principais benefícios, considerando determinadas dimensões de análise.

Em 1990, Davenport e Short publicaram um artigo acadêmico com o objetivo de avaliar a interação entre os processos de negócios e a tecnologia da informação (relação ainda pouco explorada à época) no qual concluíram que as organizações que se utilizam da tecnologia para redesenhar seus processos orientados para o cliente foram enormemente beneficiadas. Inspirado nesse trabalho, procuro detalhar esses ganhos reconhecendo que o potencial de uso da tecnologia da informação para melhorar processos físicos é bem conhecido, visto que permite maior flexibilidade e controle mais preciso dos processos, além de aumentar a produtividade. Como efeito, as capabilidades das organizações, ou seja, as habilidades das empresas de criarem, incorporarem e transformarem competências, considerando os recursos internos e externos, apresentam-se desdobradas em algumas dimensões, com benefícios específicos.

Do ponto de vista transacional, o e-business tem como efeito transformar processos não estruturados em transações rotinizadas, com a capacidade de expandir os limites geográficos de atuação das empresas, transferindo informações com rapidez e assertividade. A automação dos processos promove a redução da dependência do trabalho humano, ampliando muito a quantidade de informações e a capacidade analítica de dados complexos. Esse fato contribui para a melhoria da gestão do conhecimento, que de maneira recursiva favorece o aperfeiçoamento dos processos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Dentro de uma visão mais disruptiva, as tecnologias aplicadas a negócios têm a capacidade de mudar o sequenciamento e a maneira com que um processo é tradicionalmente conduzido, gerando como resultado o surgimento de novos produtos e mercados consumidores. É notório o fato de que a tecnologia promove a desintermediação de processos, permitindo que duas partes se relacionem diretamente, com menor influência de intermediários internos ou externos. Outra capabilidade potencializada pela tecnologia aplicada a negócios é a rastreabilidade do processo, que possibilita o acompanhamento online de produtos, melhorando a relação com clientes e o processo de entrega.

Dessa forma, em um sentido mais amplo, todas as capabilidades impulsionadas pela tecnologia incluem melhorar a coordenação e o acesso à informação entre as organizações, permitindo um gerenciamento mais eficaz das atividades interdependentes que compõem os processos. A tecnologia é uma ferramenta poderosa capaz de criar novos processos e novos negócios, em vez de simplesmente apoiá-los. Empresas que investem e se apropriam dos benefícios gerados pela incorporação de modelos de negócios pautados em tecnologia criam novas capabilidades e ampliam a sua vantagem competitiva.

*Sócio-diretor da DMEP

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas