Economia

Teófilo Otoni: após qualificação do Sebrae, 30 negócios realizam festival gastronômico

Concurso vai eleger destaques entre receitas que valorizam sabores da terra, como carne de sol, requeijão moreno e rapadura
Teófilo Otoni: após qualificação do Sebrae, 30 negócios realizam festival gastronômico
Teófilo Otoni tinha 1.792 pequenos negócios de alimentação, sendo 533 micro e pequenas empresas (MPEs) em 2024. Na foto, o estabelecimento Apetite Lanches. | Foto: Sebrae/ Divulgação

Trinta empreendimentos do setor de alimentação fora do lar de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, apresentam pratos e drinks autorais, com ingredientes de qualidade, boa apresentação e valorização dos sabores da terra, durante um mês na 2ª edição do Concurso Gastronomia em Foco. O evento, que começou no início de agosto e vai até 6 de setembro (veja a lista de participantes aqui), terá festa de encerramento em 13 de setembro.

A base das receitas está em itens que são a cara da região, como a carne de sol, o requeijão moreno, a banana da terra, a rapadura, o porco na lata, o feijão andu e o açafrão-da-terra, além de especiarias. Todos eles, aliás, são produtos à venda no Mercado Municipal de Teófilo Otoni, que completa 100 anos em 2025, e é homenageado no concurso.

Durante um mês, os moradores e turistas podem experimentar os pratos e as bebidas e avaliá-los na categoria “voto popular” em uma plataforma on-line. Os critérios de análise são:

  • Atendimento;
  • Sabor;
  • Drink;
  • Experiência gastronômica.

Além desse parecer dos clientes, um júri técnico, composto por chefs de cozinha contratados, também faz a crítica sobre os estabelecimentos. Após os julgamentos, que vão até 6 de setembro, a organização do concurso levanta os cinco empreendimentos que se destacaram em cada uma das categorias.

Esses lojistas em evidência participam de uma festa, gratuita e aberta ao público, em 13 de setembro, no encerramento do festival, em local ainda a ser confirmado.

Ganha quem faz, ganha quem experimenta

Todos os pratos do Concurso Gastronomia em Foco são assinados por consultores do Prepara Gastronomia, programa do Sebrae para fortalecer os pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar no Estado. São eles: o cozinheiro Felipe Leroy, idealizador da Cozinha Vitrine, um espaço que une as culinárias tradicional e moderna; e o mixologista cachaceiro Léo Gomes, que assina a carta de drinks.

Com essa profissionalização da preparação dos alimentos e bebidas, conforme explica o gerente regional do Sebrae, Rogério Fernandes, há benefícios para os estabelecimentos, e ganham o público e a equipe de trabalho, que vê os empreendimentos gastronômicos da cidade subirem de patamar de qualidade técnica e de atendimento.

Leia mais: ‘Festa sem fronteiras’ celebra culturas de oito nacionalidades neste sábado (16) em BH

“Com esse trabalho de capacitação, nós trabalhamos a gestão de negócios como um todo, incluindo gestão financeira, gestão de pessoas e gestão do estabelecimento para melhoria dos serviços e dos produtos oferecidos. Depois que participam desse programa, a transformação no negócio é visível, tanto para o cliente quanto para o empreendedor e para a equipe”, afirmou o gerente regional do Sebrae, Rogério Fernandes.

Além disso, de acordo com o Sebrae, o evento promove a geração de emprego e renda no município. No ano passado, por exemplo, o concurso movimentou, de forma direta, em torno de R$ 260 mil. Enquanto isso, o segmento constatou a abertura de 41 pequenos negócios – um crescimento de 17%, segundo dados da Receita Federal.

“O resultado é mais venda e uma economia mais aquecida, desde o agricultor, que está fornecendo os produtos que vêm para o mercado local, até todos os estabelecimentos em si e seus fornecedores, que têm alguma relação com o segmento de alimentação fora do lar. É uma cadeia muito grande e muito poderosa, que injeta dinheiro na economia local”, completou Fernandes.

Sara era enfermeira e hoje brilha como cozinheira após participar do Prepara

Sara Jemima é enfermeira formada e atuou na área. Há alguns anos, porém, decidiu transformar aquilo que fazia apenas por prazer em profissão: tornou-se cozinheira, com passagem na cozinha do Glouton, do restaurante do chef Léo Paixão, em Belo Horizonte. No ano passado, ela foi convidada e participou do Prepara, sem ao menos ter um negócio próprio.

Sara Jemima
Sara Jemima, do Cozinha Matuta. | Foto: Anderson Rocha/ Diário do Comércio

Com a entrada no programa, desenvolveu o projeto Matuta Cozinha, restaurante de temporada no quintal de casa. “É onde recebo pessoas para viver uma experiência gastronômica. Em cada temporada, a gente desenvolve e conta uma história a partir desses menus”, relatou a chef.

A casa tem uma proposta de menu degustação de cinco pratos sequenciais: canapés, entrada, prato principal e sobremesa, com um prato adicional para “limpar” o paladar. No espaço, ela e a equipe de apoio oferecem pratos preparados com os ingredientes da terra, valorizando a cultura alimentar local.

O prato Philadelphia, do Matuta Cozinha. | Foto: Divulgação/ Matuta Cozinha
O prato Philadelphia, do Matuta Cozinha. | Foto: Divulgação/ Matuta Cozinha

No concurso, Sara participa com o prato Philadelphia, que é composto por porco na lata ao molho roti, farofa de broa de milho e conserva mineira de legumes. É o prato principal do Menu Degustação de cinco tempos de mesmo nome, que nos leva pela história da Philadelphia Colônia da Companhia do Mucury, atualmente chamada de Teófilo Otoni.

Prepara Gastronomia é programa com cursos, consultorias e eventos

O Prepara Gastronomia atua por meio de consultorias personalizadas, cursos, oficinas e eventos, como o “Prepara Gastronomia: Inovação e Negócios”. Dessa forma, busca aprimorar a gestão dos empreendimentos, introduzir inovações tecnológicas e valorizar as identidades gastronômicas regionais.

Em Teófilo Otoni, o programa Prepara Gastronomia foi iniciado em 2022, com um trabalho de mapeamento do segmento de alimentação fora do lar na cidade. “A gente encontrou fortemente cultura mineira, baiana, alemã e libanesa. Identificado isso, levamos para os empresários desses estabelecimentos a proposta do programa e isso foi validado por eles”, contou o gerente regional do Sebrae, Rogério Fernandes.

A partir disso, segundo Fernandes, foi identificado o que, na análise dos empreendedores, eram as “dores” deles, ou seja, os problemas do setor e que precisavam de aprimoramento. Com isso, o Sebrae conseguiu auxiliar micro e pequenas empresas que buscam melhorias nas áreas de gestão financeira, operação e estratégias comerciais.

“Foi uma jornada bem longa”, lembrou Fernandes, que explicou que os empresários aderiram fortemente à primeira edição do programa, chamando a atenção dos outros para que também participassem da segunda edição. O número de participantes subiu de 20 para 30. Os resultados têm sido vistos desde então.

Setor de serviços e de alimentação em Teófilo Otoni em 2024, conforme dados da Receita Federal:

  • 1.792 pequenos negócios de alimentação, sendo 533 micro e pequenas empresas (MPEs);
  • R$ 4,8 milhões de faturamento bruto anual;
  • 41 novos pequenos negócios desse tipo na cidade (crescimento de 17%).

Restaurante constatou 20% de aumento no faturamento após participar do Prepara

A gerente do Villa Stake House, Josiane Ramalho, é um exemplo de como a qualificação traz bons resultados ao negócio. Ela conta que o restaurante, que tem uma década de funcionamento e serve carnes nobres, drinks e cervejas, percebeu um aumento de cerca de 20% no faturamento após participar do Prepara.

Josiane Ramalho
A gerente do Villa Stake House, Josiane Ramalho. | Foto: Anderson Rocha/ Diário do Comércio

“Hoje, após o Prepara, o atendimento mudou muito, o ambiente ficou mais confortável. Então, após percebermos um aumento de faturamento de 20%, a gente quer manter esse público e vender mais, atender mais”, afirmou. No concurso, o Villa participa com o prato Trinca Caipira, que tem linguiça artesanal enrolada, costelinha suína e torresmo de barriga, crocante e dourado. Pra completar, um molho de rapadura com capim-limão.

Fazenda leiteira ampliou negócio com Prepara

A fazenda Jurema, que completará 150 anos em 2026, é uma das principais da região do Mucuri. Com atuação na produção de leite, repassada de geração em geração, a marca inaugurou o Café Jurema (rua Líbio Carlos de Oliveira, 236, Marajoara – veja o Instagram da fazenda aqui), estabelecimento que serve pratos à base dos queijos artesanais que são produzidos pela família dos proprietários, na fazenda.

Gabriel, Lenísia, Maria e Dora, do Jurema Café. | Foto: Anderson Rocha/ Diário do Comércio
Gabriel, Lenísia, Maria e Dora, do Jurema Café. | Foto: Anderson Rocha/ Diário do Comércio

“Era um emaranhado de ideias. Tínhamos muitas ideias. O Prepara chegou e falou ‘vamos’. Fomos vencendo etapas, capacitando. O Sebrae nos ensinou planejamento”, contou a dona do espaço, Lenísia Laender, que é controlado também pelos filhos, Dora, Gabriel e Maria.

O prato Banca 76, do Café Jurema. | Foto: Divulgação/ Café Jurema
O prato Banca 76, do Café Jurema. | Foto: Divulgação/ Café Jurema

O espaço foi inaugurado há um ano, após a participação do grupo na primeira edição do Prepara. No concurso, a família apresenta o prato Banca 76: duas fatias de focaccia de pesto, pernil de porco, queijo Sereno meia cura derretido, molho de tomate e um molho fresco de creme de queijo com iogurte e cebolinha.

Teófilo Otoni é referência para mais de 80 municípios

A cidade de Teófilo Otoni é referência para mais de 80 municípios da região, o que amplifica todos os resultados. “Todos os dias, milhares de pessoas passam por aqui, pois têm a cidade como polo de saúde, educação, comércio e serviços. Neste contexto, somos suporte para que os empreendedores estejam preparados e aptos a oferecer uma experiência única aos seus clientes”, afirma o gestor.

A iniciativa também contribui para o desenvolvimento do turismo gastronômico em Minas Gerais, estimulando a realização de festivais e eventos que destacam a diversidade culinária local, já que confere visibilidade aos saberes das comunidades da região, promove o sentimento de pertencimento e orgulho de suas origens, e fortalece a base para o pequeno agricultor.

Veja alguns dados do programa em Minas, apurados até o fim do ano de 2024, conforme dados do Sebrae:

  • Mais de 3 mil empreendedores em 117 cidades mineiras;
  • Mais de R$ 9 milhões em negócios gerados durante o programa;
  • Cerca de 500 pratos criados.

O repórter viajou a convite do Sebrae

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas