Tera Fertilizantes vai investir R$ 60 milhões no Centro-Oeste de Minas

Embalada pela alta demanda no setor, a empresa Tera Fertilizantes vai investir cerca de R$ 60 milhões na ampliação da planta em Iguatama, no Centro-Oeste de Minas Gerais. O montante deve ser aportado até 2026 e elevará a produção de 70 mil para 150 mil toneladas por ano.
O novo investimento no Estado é uma aposta estratégica da empresa mineira, que acredita na combinação de fatores relevantes do território para ampliar a competitividade. A vasta malha rodoviária e ferroviária e a diversificação da matriz econômica, tornaram Minas Gerais um polo de atração de investimentos para o negócio, conforme destaca o COO da Tera Fertilizantes, Wenderson Dutra.
Segundo o executivo, o setor de fertilizantes no Brasil enfrenta um momento de desafios e oportunidades. “A demanda por fertilizantes continua alta, impulsionada pela importância da agricultura no País, mas a dependência de importações e as flutuações de preços internacionais são fontes de preocupação. Outro ponto crítico são as Recuperações Judiciais como ferramenta maléfica ao setor”, argumenta.
A partir da ampliação, a expectativa é que o faturamento possa avançar à medida que o negócio amplie a capacidade de produção, a eficiência da gestão e as estratégias de marketing e vendas. Para Dutra, esses fatores são cruciais para o estabelecimento de metas, embora a expectativa de produção gire em torno de 300 mil toneladas com as unidades de Iguatama e Patos de Minas, no Alto Paranaíba.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Simplificação de processos junto ao governo deve viabilizar novas expansões a longo prazo
No longo prazo, o negócio focará no crescimento, com desejo de expansão de operações para o Sul de Minas e Zona da Mata em até dez anos. “Esse planejamento detalha a direção-geral e os objetivos de nossa empresa, abrangendo todos os clientes, sejam, pequenos, médios ou grandes produtores”, reforça o executivo.
A concretização dos avanços na indústria de fertilizantes, segundo o executivo, foi viabilizada a partir de uma parceria com o governo de Minas Gerais, que simplificou o processo de licenciamento e ofereceu incentivos fiscais ao negócio.
O diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade, diz que a negociação é reflexo de uma gestão que não se limita à atração de novos negócios, mas também ao fortalecimento dos que nascem e se desenvolvem no Estado. “Projetos como o da Tera Fertilizantes demonstram a importância de fomentar empresas genuinamente mineiras, que têm raízes no estado e compromisso com o desenvolvimento regional”.
Tera Fertilizantes
Fundada em 2018 em Patos de Minas sob o nome Fertilizantes Alto Paranaíba (Fertap), a empresa passou a se chamar Tera Fertilizantes em 2021. Com atuação nos segmentos de formulação, comercialização e distribuição de fertilizantes, o negócio aposta em ganhos de eficiência logística, atendimento técnico especializado e foco em sustentabilidade para ampliar a presença no mercado mineiro.
Ouça a rádio de Minas