Terminal Siderúrgico do Horto Florestal está em fase de testes

Os testes operacionais do Terminal Siderúrgico do Horto Florestal, na região Leste da capital mineira, já foram iniciados. A autorização foi concedida pela Prefeitura de Belo Horizonte. O empreendimento conta com investimentos da ordem de R$ 50 milhões.
O terminal, que será o primeiro 100% gerido pela MRS Logística, deve gerar 250 empregos durante a operação. “A integração entre a ferrovia e a rodovia contribui para aumentar a produtividade, a sustentabilidade e a confiabilidade no transporte de mercadorias”, ressalta o gerente-geral de soluções para clientes da MRS Logística, Fábio Krakovics.
Conforme a empresa, as obras foram concluídas dentro do prazo estabelecido, que foi de oito meses, gerando 150 postos de trabalho durante esse período. Atualmente, a MRS tem autorização da prefeitura para os testes operacionais/comissionamento por seis meses, renováveis por igual período, e empresa já está em tratativas com o município para a obtenção da licença de operação.
Com capacidade para movimentar aproximadamente 60 mil toneladas por mês na sua primeira fase, o Terminal do Horto conta com uma área de armazenagem de 12,2 mil metros quadrados (m²), incluindo a área coberta. A estrutura conta com balança rodoviária, área de armazenagem para diversos tipos de carga, além de área administrativa integrada e oferece a possibilidade de intercâmbio de cargas entre ferrovias.
O local tem estacionamento e sistema de segurança exclusivo, galpão de carga, descarga e armazenamento, fluxo interno de trens e caminhões, pórticos rolantes e área que já prevê expansão para duplicar a capacidade de carga.
Além de receber, estocar e movimentar cargas de produtos siderúrgicos, como bobinas de aço, chapas, perfis, fio máquina, entre outros, o projeto vai viabilizar a redução na emissão de CO².
O complexo vai integrar os modais ferroviário e rodoviário, além de contar com a integração entre as malhas ferroviárias da MRS e da VLI, o que segundo a empresa vai permitir uma operação ágil, com sistemas tecnológicos para garantir maior eficiência na movimentação de cargas, reduzindo o tempo de permanência dos veículos no terminal e agilizando os processos de documentação.
Impacto no Novo Anel Rodoviário
Segundo a MRS, o terminal se destaca pela sua localização estratégica, com acesso facilitado ao Anel Rodoviário e às principais rodovias da região. A expectativa, conforme informações da PBH, é que em pleno funcionamento, circulem até nove vagões por dia, com o equivalente ao volume de carga que é transportado por cerca de 30 caminhões. Com isso, o terminal ferroviário poderá ser uma alternativa para o transporte, colaborando para reduzir o número de caminhões transitando no Novo Anel Rodoviário.
Foi em abril do ano passado que a PBH e a MRS Logística assinaram o termo de compromisso para instalação do novo terminal multimodal.
Para o secretário municipal de Política Urbana, Leonardo Castro, o novo terminal da MRS Logística em Belo Horizonte é um empreendimento estratégico, com reflexos positivos na malha logística da Capital. Entre eles, a redução do tráfego de carretas nos 22,6 quilômetros do Anel Rodoviário, bem como a redução de problemas de segurança envolvendo o transporte de cargas, em especial, as mais pesadas.
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